Por Bruna Galati
O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido como Brasileirão, é uma das maiores competições esportivas do país, com mais de 380 jogos por temporada. Para quem é fã de futebol, o campeonato é um prato cheio. No entanto, essa é apenas uma pequena parcela dos eventos esportivos que ocorrem ao redor do mundo, tornando praticamente impossível acompanhar tudo. Foi nesse contexto que a iSPORTiSTiCS, uma startup inovadora, surgiu para preencher essa lacuna no mercado esportivo.
Desde 2017, a iSPORTiSTiCS tem revolucionado o cenário esportivo ao utilizar inteligência artificial para fornecer uma experiência completa aos fãs de esportes. Com a aplicação de algoritmos avançados, a empresa é capaz de coletar e analisar uma imensa quantidade de dados esportivos, transformando-os em informações valiosas para os usuários.
Fundada por Rafael Vieira, Maurício Arima, Carlos Gamboa e Vini Gholmie, a iSPORTiSTiCS começou como uma ideia de fantasy game, que combina elementos do mundo virtual com eventos do mundo real, mas ao perceber que o produto seria para um público específico e voltado para o mercado B2C, os executivos resolveram seguir para outro caminho.
Para isso, eles realizaram visitas a federações, clubes e canais de esporte, além de explorar as demandas de streaming. Essa pesquisa intensiva permitiu que eles compreendessem as dificuldades enfrentadas pelos produtores de conteúdo esportivo e identificassem as dores que precisavam ser solucionadas. Os fundadores avaliaram tudo que envolvia o mundo do esporte, que naquela época era ter bons conteúdos e acesso a dados que explicassem bem cada modalidade, esporte e história. Depois analisaram como esses conteúdos eram produzidos e como eram distribuídos para o público.
“Foi aí que percebemos que exista uma dificuldade de consumir conteúdos, dados e notícias de todos os esportes ao redor do mundo. Então desenvolvemos nossos produtos”, afirma Vini. Em 2018, a iSPORTiSTiCS garantiu sua primeira rodada de investimentos, possibilitando a contratação de novos colaboradores e a concretização de suas soluções.
Startup começou globalizada
Vini destaca que a iSPORTiSTiCS foi fundada em São Paulo porque foi nessa cidade que os fundadores se conheceram, no entanto, se tivessem se encontrado em qualquer outro lugar do mundo, a empresa teria surgido lá. “Percebemos que a natureza do negócio que estávamos construindo era sem nação e não precisava estar em um lugar específico. Nosso primeiro projeto por exemplo, em 2019, foi na Federação Internacional de Voleibol – instituição que coordena as atividades de voleibol em nível internacional cm sede na Suíça”.
A estrutura jurídica da startup foi montada na Inglaterra e hoje a iSPORTiSTiCS já criou soluções e projetos customizados para países como EUA, Portugal, França, Inglaterra e Espanha, além do Brasil, tendo clientes como Google/Youtube, FloSports, FIBA, TNT Sports/WBD, NBB, Athletico Paranaense, entre outros.
No entanto, os primeiros passos da startup foram desafiadores. Em 2017, a tecnologia de inteligência artificial ainda não era amplamente discutida como nos dias atuais, e os potenciais clientes da iSPORTiSTiCS tinham dificuldade em compreender como essa tecnologia poderia ser aplicada na produção de conteúdo esportivo. Essa falta de compreensão, por vezes, afastava os clientes em potencial. Percebendo esse obstáculo, a startup ajustou sua estratégia de venda, concentrando-se nos benefícios que sua solução traria para os negócios dos clientes, em vez de detalhar os aspectos técnicos de implementação.
“O Brasil principalmente ainda não estava preparado para pagar pelas nossas soluções. Foi muito mais fácil vender para as entidades esportivas, clubes e federações na Europa e nos Estados Unidos que estavam aptos a ouvirem o discurso que trazíamos. Foi o principal gargalo de desenvolvimento da startup em si”, explica Vini.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Soluções da iSPORTiSTiCS
A iSPORTiSTiCS oferece soluções para diversas necessidades no campo da produção de conteúdo esportivo. Seja para grupos de mídia televisiva, canais de streaming ou clubes e entidades esportivas, a empresa desenvolveu ferramentas poderosas para simplificar e agilizar o processo.
Uma dessas soluções é a ferramenta de autoclipagem, na qual você pode carregar um vídeo e a plataforma identificará e segmentará automaticamente os momentos-chave, como gols, arremessos de três pontos e outros eventos relevantes nos jogos. O que demoraria dias para ser feito por um colaborador, pode ser feito em minutos pela inteligência artificial, facilitando a criação de conteúdo personalizado de acordo com as necessidades e preferências do cliente. Os clubes também podem utilizar esses materiais para apresentar seus jogadores para os patrocinadores.
Além disso, a iSPORTiSTiCS oferece o Content Inside System, um recomendador de conteúdo avançado. Essa solução analisa os parâmetros do usuário, da marca ou do canal de distribuição e fornece recomendações personalizadas de acordo com as preferências e interesses de cada um. É como uma evolução dos sistemas de recomendação do YouTube e do Spotify, permitindo uma entrega mais eficaz e personalizada de conteúdo.
Para aqueles que desejam analisar e capturar dados, a iSPORTiSTiCS disponibiliza um conjunto de ferramentas específicas. Por exemplo, é possível identificar marcas e publicidade dentro dos conteúdos, analisando sua frequência, duração e posicionamento. Isso auxilia na otimização das propriedades comerciais, permitindo uma melhor precificação e avaliação do retorno do investimento para patrocinadores e marcas.
Além disso, a empresa oferece uma solução para produtores de conteúdo, permitindo que façam boas capturas dos jogos. Essa solução transforma qualquer câmera, como celulares ou GoPros, em câmeras autônomas, simulando a presença de um operador de câmera. O objetivo é tornar o conteúdo mais visível, acessível e alcançar os espectadores interessados em determinado jogo ou partida.
Com essas soluções abrangentes, a iSPORTiSTiCS capacita seus clientes a produzirem conteúdo em larga escala, realizar análises de dados detalhadas e garantir uma experiência de visualização aprimorada para os espectadores. E para os próximos passos da startup, a iSPORTiSTiCS quer alcançar todos os tipos de conteúdo de entretenimentos e pretendem avançar ainda este ano.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.