O Governo de São Paulo vai capacitar 150 micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais interessados em exportar produtos e serviços. A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, o Programa Paulista de Capacitação para Exportação (Exporta SP) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 26, para a turma do 2º semestre de 2024. Empreendedores de qualquer região do Estado e de qualquer setor podem se cadastrar.
Com a nova turma, o Exporta SP vai superar a marca de 1,2 mil empresas capacitadas desde a criação do programa. Ao longo de quatro meses, os empreendedores participam de 20 aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA). E não há custo para os empresários, já que as despesas são bancadas pelo Estado.
São Paulo é o estado com mais empresas de exportação
Em média uma de cada cinco empresas participantes consegue exportar antes mesmo do fim do treinamento, que é 100% online. Depois do período da capacitação, os empreendedores ainda são acompanhados por especialistas por até dois anos. O programa visa aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, podem diversificar habilidades e fontes de renda.
O Exporta SP, além das 20 aulas coletivas, também conta com mentorias individuais, nas quais o pequeno empresário pode abrir sobre as necessidades e as características específicas de seu negócio com um especialista. A capacitação foca em temáticas consideradas desafiadoras por quem quer iniciar a internacionalização como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.
Dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex) revelam que quase metade das empresas exportadoras no Brasil estão localizadas em São Paulo. E a estimativa da InvestSP é que três de cada quatro são de micro, pequeno e médio porte.
O presidente da agência, Rui Gomes, destaca que: “os pequenos negócios são responsáveis por oito de cada 10 empregos gerados no Brasil, além de representarem quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à missão da InvestSP de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”.
A seleção dos participantes é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional. Para mais informações, acesse o site da InvestSP através deste link.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!