Quem está ligado no mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação já deve ter ouvido falar no InterCon, evento organizado pelo Tiago Baeta, da iMasters. Afinal, ela acontece desde 2003! Neste sábado, acontece outra edição – cheia de novidades.
“Surgiram muitos eventos nos últimos anos e tudo tem ficado muito repetitivo”, afirma o próprio organizador. “O mais importante do InterCon 2009 é a nossa preocupação em trazer um conteúdo mais rico, para um profissional já atuante, e buscar novos palestrantes”. Para entendermos o que mudou no evento, convidei ele mesmo para explicar.
Tiago, como nasceu o primeira InterCon e o que mudou de lá pra cá?
O primeiro InterCon nasceu em 2003. Um mercado extremamente carente e era nossa obrigação dar o primeiro passo. O InterCon 2003 foi tecnologia pura. Oracle, Linux, Java, Software Livre e cia… As edições seguintes puxaram mais para o lado da comunicação e criatividade. E desde o ano passado tentamos mesclar Tecnologia e Criação, até por que um não anda sem o outro, e é uma oportunidade de reunir os dois tipos de profissionais no mesmo local.
Quanto às inovações neste InterCon: como surgiram as ideias do livro colaborativo, do espaço de cyberpunks e da divisão do evento em eixos temáticos?
A ideia do livro surgiu em uma excelente conversa com o Indio Brasileiro e o Ricardo Almeida. Foi brainstorm puro até chegarmos nesta ideia. Será o primeiro livro colaborativo produzido e lançado no mesmo evento.
O CyberPunks foi uma ideia de Gil Giardelli. Como curador de uma das áreas, ele estava sendo muito procurado por profissionais com interesse em palestrar. Decidiu então montar uma área paralela de desconferência e reunir esses profissionais que tinham ideias mais diferenciadas, e o nome foi CyberPunks.
A divisão do evento foi planejada, justamente para tentarmos aprofundar em cada tema, produzindo um conteúdo mais rico, fugindo da superficialidade.
O InterCon acontece neste sábado, no Hotel Renaissance em São Paulo/SP, das 8h às 18h. A programação é enorme, cheia de palestrantes orgnizados em seis áreas de conteúdo. Eu vou fazer uma “startup comedy”, no ambiente paralelo de desconferências Cyberpunks.
Acompanhe o livestream do evento e o Twitter do Tiago Baeta.