Por Bruna Galati
A Inteligência Artificial é um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos, mas como é possível implementá-la nas empresas? É importante que as companhias fiquem atentas às novas tendências tecnológicas para não serem “engolidas” pelas concorrências. Além disso, o uso da inteligência artificial nas empresas ajuda a potencializar os resultados, a diminuir custos e a otimizar tempo.
É normal que gestores e fundadores tenham dúvidas de como incluir IA em seus negócios e processos, por isso, o Startupi convida Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve, para o quadro “How to…” dessa semana, que responde os principais questionamentos sobre o assunto.
Qual a importância de incluir Inteligência Artificial na empresa?
Segundo o especialista, ao incorporar a Inteligência Artificial as empresas passam a ser mais eficientes e escaláveis, melhorando consideravelmente o processo de comunicação e engajamento, por meio da personalização de imagens, vídeos, textos e múltiplas interações – isso se optarem por incorporar IAs que desenvolvam mídias personalizadas e baseadas em dados do comportamento dos usuários, como é o caso da ferramenta da Flashvolve. Tudo isso com análise de dados avançada, garantindo vantagem competitiva em um mercado que está cada vez mais dinâmico e volátil.
Hoje, com IA, empresas de diferentes portes podem ter estruturas robustas de comunicação e engajamento de colaboradores, podendo se destacar em seus segmentos e melhorando a eficiência dos processos com os clientes. “Essa tem sido uma das formas em que a tecnologia aumenta significativamente os resultados das companhias. Ao investir em IA, as empresas podem se posicionar como líderes em seus mercados, enfrentando desafios com maior resistência e aproveitando oportunidades inovadoras”, explica Leandro.
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Como implementar IA na empresa?
Leandro explica que os sócios da Flashvolve possuem mais de 20 anos de experiência com grandes empresas que hoje utilizam Inteligência Artificial como base de construção de valor para os clientes e colaboradores. Nesse sentido, eles perceberam um padrão a ser seguido para implementar IA na empresa:
- Estabelecer objetivos e metas claras;
- Identificar soluções de IA adequadas;
- Criar uma equipe interdisciplinar;
- Coletar e preparar dados;
- Treinar e testar algoritmos;
- Integrar a IA aos sistemas existentes;
- Monitoração;
- Avalie, reavalie e ajuste estratégias se necessário. Não se apegue!
“Ao seguir esses passos, será possível sentir os benefícios e resultados com o uso de Inteligência Artificial e Criativa. Além disso, manter-se atualizado sobre as tendências do mercado explorando oportunidades de crescimento e inovação é o que será o seu diferencial competitivo”, afirma Leandro.
O CEO lembra que antes de implementar Inteligência Artificial, como o ChatGPT, é essencial ter objetivos claros que agreguem valor ao negócio. É preciso identificar necessidades e oportunidades, estabelecer metas focadas e mensuráveis, alinhar a estratégia geral da empresa e comunicar a equipe. Além de monitorar o progresso e ajustar conforme necessário para garantir o sucesso da implementação. “Evite adoção de IA apenas como uma tendência. Mantenha o foco no cliente e no produto para garantir soluções eficientes e impactantes.”
O que o fundador precisa saber sobre IA antes de implementar na empresa?
Antes de implementar Inteligência Artificial na empresa, Leandro explica que o fundador precisa entender suas dores e desafios com comunicação, engajamento e processos que gostaria de desenvolver. Ao implementar IA na empresa, o fundador deve considerar aspectos cruciais como:
- Identificar áreas de impacto como comunicação interna e engajamento de colaboradores e clientes, marketing e vendas;
- Evitar seguir tendências cegamente;
- Investir em talentos adequados;
- Garantir privacidade e segurança dos dados;
- Planejar o ROI (Retorno Sobre Investimento);
- Se prepare para mudanças culturais e organizacionais.
Atualmente não é necessário começar uma Inteligência Artificial do zero, construindo times, aumentando custos e demorando para resolver os desafios internos. Hoje, o fundador pode acessar empresas, como a Flashvolve, que entendem suas necessidades e customiza IA para a sua realidade.
É importante entender a urgência e o tamanho do desafio que as empresas querem resolver, para assim decidir qual a dosagem certa do medicamento, que neste caso seria a decisão entre desenvolver internamente a IA ou adotar soluções de terceiros dependendo de recursos, conhecimento técnico, tempo e objetivos. “Sempre sugerimos fazer um trail, e analisar o que já existe, para não perder o recurso mais valioso das organizações que é o tempo”, reforça Leandro.
Para empresas menores, Leandro indica soluções de terceiros. Uma vez que elas reduzem custos, dão acesso a conhecimento técnico, economia de tempo, flexibilidade, escalabilidade e suporte contínuo. “Analise cuidadosamente as necessidades específicas de sua empresa para tomar a melhor decisão.”
Melhorias com o uso de IA
Usando IA, clientes da Flashvolve perceberam melhorias nos seguintes pilares:
- Avaliação de novas oportunidades;
- Estabelecimento de metas claras;
- Investimento em talentos;
- Colaboração com parceiros ao redor do mundo;
- Alocação de recursos financeiros de forma estruturada dentro da realidade atual da empresa;
- Fomento à inovação interna;
- Medir e gerenciar o impacto da tecnologia no seu ecossistema;
“Com esse olhar e abordagem estratégica, a empresa maximizará o seu ROI e garantirá o impacto positivo e sustentável nos negócios, ao invés de seguir cegamente as tendências”, afirma Leandro.
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