Startupi é parceiro de mídia de um programa de aceleração chamado StartupFarm, promovido pelo Instituto Inovação. As inscrições para a primeira turma, em São Paulo, já estão abertas.
A cena do empreendedorismo digital no Brasil está cada vez mais rica. Desta vez, um programa de aceleração inédito chega ao país. O Startup Farm promete criar a acelerar startups digitais em 30 dias. O programa acontece em várias cidades do Brasil, começando por São Paulo, que já está com inscrições abertas.
O programa reúne até 50 empreendedores em um espaço de co-working (trabalho colaborativo), que durante um mês, vão expor suas ideias e desenvolvê-las, com ajuda de mentores com experiência no mercado digital. Em São Paulo, o programa será realizado no The Hub, espaço de trabalho compartilhado que fica no bairro da Consolação.
A iniciativa aborda temas como lean startups, formação de equipe, estudo de mercado, modelagem de negócio, teste de conceito, elaboração de protótipo, relação com investidores e capital de risco, além da elaboração de pitches para apresentação da ideia. Tudo começa num sábado, quando são formadas as equipes, e termina 30 dias depois, com uma apresentação das startups para uma banca formada por investidores, explica Felipe Matos, sócio do Instituto Inovação, realizador do programa e facilitador-líder do Startup Farm.
Usamos metodologia vivencial, em que empreendedores assumem na prática a gestão da startup e são auxiliados por mentores experientes em um processo intenso, que dura um mês, afirma Felipe.
O Startup Farm foi baseado em programas de aceleração de startups praticados na região do Vale do Silício, nos EUA. Estivemos visitando incubadoras e aceleradoras do Vale e trouxemos o modelo para o Brasil, de forma adaptada a nossa realidade. Por aqui, os empreendedores precisam de ainda mais apoio e suporte que lá, onde o mercado é mais maduro, conta Felipe.
A DINÂMICA
Cada semana há uma tarefa específica e as atividades são intercaladas com depoimentos de empreendedores de sucesso e tópicos de conteúdos relevantes para o desenvolvimento da startup. Ainda segundo o realizador, tudo é feito de forma prática, usando como material de trabalho as próprias startups que estão sendo criadas. É uma imersão de gestão na prática e os resultados que surgem em 30 dias são muito expressivos.
Um dos destaques do programa são os mentores. O Startup Farm conta com investidores, empreendedores de sucesso e profissionais especialistas em áreas como gestão ágil de desenvolvimento, e-commerce, aplicativos móveis, finanças, modelagem de negócios, dentre outras. Nossos mentores são referências em suas áreas de atuação e poderão aportar muita experiência e conhecimento nas startups do programa, afirma Felipe.
Podem participar empreendedores de todas as idades, que desejam criar ou já possuem uma startup em fase de conceito (estágio inicial, sem geração de receita). Felipe explica: buscamos empreendedores com áreas de formação e experiência complementares. Queremos mesclar o perfil mais técnico, com pessoas da área de gestão, uma grande carência nesse tipo de empreendimento.
A final do programa acontece no dia 19 de setembro, em um evento aberto à comunidade, quando as startups geradas serão apresentadas para uma banca de investidores e especialistas.
A inscrição no programa pode ser feita pela internet, no www.startupfarm.com.br e custa R$ 2,2 mil por empreendedor. Há descontos promocionais para inscrições até dia 05/08 e os valores podem ser parcelados em até 18X no cartão de crédito.
Twitter: @startupfarm – Hashtag: #startupfarmsp
SOBRE OS REALIZADORES
O programa é uma realização do Grupo Instituto Inovação, e conta com apoio da Microsoft, Inventta, Inseed Investimentos, The Hub São Paulo, Associação Brasileira de Startups, ReadWriteWeb, Startupi e Brazil Innovators.
O Instituto Inovação é um grupo empresarial que atua há 9 anos na promoção e gestão da inovação tecnológica no Brasil e América Latina, com escritórios em 7 cidades brasileiras e em Bogotá e Cali, na Colômbia.
O grupo controla duas empresas:
- Inventta: uma consultoria em gestão da inovação, com atuação em áreas como estratégia, cultura e educação, recursos financeiros, tecnologias e competências, estruturas e processos.
- Inseed: uma gestora de fundos de investimento, que é co-gestora entre outros, do Fundo Criatec, maior fundo de capital semente do Brasil, com R$ 100 milhões para investimentos em empresas nascentes de base tecnológica.
FELIPE MATOS
Felipe Matos é sócio-fundador do Instituto Inovação. Empreendedor serial, fundou sua primeira startup aos 16 anos, a Girando, que criou o primeiro portal de internet móvel da Am mentor e conselheiro de startups, investidor anjo e os 16 anos, a girando. Foi CEO da Comunipporma adaptada América Latina. Foi CEO da Comunip, empresa de tecnologias em telefonia. É mentor e conselheiro de startups, investidor anjo e entusiasta da cultura startup e da vida digital.
Mais informações:
- Inscrições com desconto até 5 de agosto!
- Site: www.startupfarm.com.br
- Twitter: @startupfarm / Hashtag: #startupfarmsp
- Media partners: Startupi www.startupi.com.br e www.readwriteweb.com.br
- E-mail: hello@startupfarm.com.br