A Wayra, iniciativa global da Telefônica para apoio e promoção de startups tecnológicas, está com inscrições abertas até domingo, 20 de outubro. A aceleradora está em busca de projetos de negócios na área de internet e novas tecnologias. Empreendedores de qualquer país podem participar, enviando seus projetos pelo site wayra.org/joinus. Há oportunidades em sete academias da Wayra no mundo, incluindo até três vagas em São Paulo.
Além do intenso programa de aceleração da Wayra (financiamento, supervisão permanente de mentores, formação, assessoria especializada e um espaço de trabalho para a equipe na Academia Wayra), as startups escolhidas para as academias de São Paulo e Buenos Aires poderão – como já havíamos divulgado nesta entrevista exclusiva – ser indicadas para receber investimento do MercadoLibre Commerce Fund, fundo que dispõe de US$ 10 milhões para o financiamento de startups que melhor utilizem o potencial da plataforma do MercadoLivre a partir de suas APIs.
Essa cooperação é fruto de um acordo firmado recentemente entre a Wayra e o MercadoLivre, companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina, que visa incentivar e financiar, no Brasil e Argentina*, o desenvolvimento de aplicações de e-commerce e potencializar a inovação de novos talentos no campo da tecnologia no Brasil. A ideia é identificar dentro das academias Wayra, projetos tecnológicos inovadores que, a partir do uso das APIs do MercadoLivre, contribuam para todo o ecossistema da empresa, tornando-se potenciais parceiras dos serviços MercadoLivre, MercadoPago, MercadoShops, MercadoLivre Envios e MercadoLivre Publicidade.
Não há um prazo para que a Wayra indique os projetos. A aceleradora da Telefônica está, desde já, atenta a tais características de startups durante o período de inscrições. Após a seleção final – prevista para acontecer até dezembro deste ano -, serão apontadas as que apresentarem o perfil mais adequado ao investimento com foco em e-commerce. Além do apoio financeiro, o MercadoLivre irá se envolver no processo de aceleração em si e acompanhar todo o trabalho das empresas dentro da academia.
A primeira experiência de trabalho entre MercadoLivre e Wayra aconteceu na Argentina, sendo muito bem sucedida: as empresas Parsimotion, Nubimetrics e MrPresta receberam, cada uma, US$ 100 mil para desenvolver seus projetos.
Sobre o MercadoLivre
Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 90,2 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.
O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, décimo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.
Sobre a Wayra
A Wayra (www.wayra.org.br) é uma iniciativa do Grupo Telefônica que tem como principal objetivo identificar e reter talentos na América Latina e Europa nas áreas de inovação e tecnologia. Mediante seu modelo global de aceleração de projetos, apoia os empreendedores em seu desenvolvimento, oferecendo ferramentas tecnológicas, mentores qualificados, um espaço de trabalho de vanguarda e financiamento necessário para acelerar seu crescimento. Além do Brasil, a Wayra tem iniciativas em mais doze países: Argentina, México, Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, Uruguai, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Alemanha e República Tcheca.