Criar condições para internacionalizar empresas brasileiras inovadoras e contribuir para atrair empresas estrangeiras aos centros de inovação do país é o objetivo de projeto que a Associação Nacional de Entidades Promotras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está desenvolvendo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O Sistema de Apoio à Internacionalização de Empreendimentos Inovadores deu o primeiro passo com uma chamada pública da Anprotec a seus associados no início de abril para selecionar instituições aptas a apoiar tanto empresas brasileiras que queiram se estabelecer no exterior quanto estrangeiras interessadas em se estabelecer por aqui.
“O propósito desse projeto é criar uma rede de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, brasileiros e estrangeiros, habilitados para prestar suporte à internacionalização de empresas inovadoras”, destaca Francilene Procópio Garcia, presidente da Anprotec. Após a identificação dos membros do Sistema, será desenvolvida uma plataforma web para integração e fornecimento de informações sobre as instituições participantes.
Um encontro entre gestores de incubadoras e parques tecnológicos brasileiros e estrangeiros que farão parte do projeto já está marcado para o XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e 30a. Conferência IASP 2013, evento que acontece em outubro, no Porto Digital, em Recife (PE).
Seleção
A partir da chamada, a Anprotec selecionará parques tecnológicos e incubadoras que mantenham programas estruturados de apoio à internacionalização de empresas inovadoras para integrarem o Sistema. As instituições interessadas devem preencher o Formulário de Inscrição (há um específico para incubadoras e outro para parques) até o próximo dia 22 de abril. A inscrição é gratuita.
Foto: Heaven’s Gate/Flickr