A SAP está crescendo no Brasil. Segundo a 34ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, divulgada em 2023 pelo FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP, a SAP cresceu 1% em relação ao ano anterior, aumentando de 13% para 14% o market share entre PMEs.
De acordo com Matheus Souza, líder de inovação para a SAP na América Latina, parte do crescimento da multinacional em solo brasileiro se dá pela trajetória de sucesso da companhia com as iniciativas de inovação aberta, um dos pontos fortes da SAP nacional. Com mais de 13 anos de experiência na SAP, incluindo liderança em laboratório e inovação, Matheus é um dos protagonistas centrais na condução da parceria entre a gigante de tecnologia e o ecossistema de startups da América Latina.
A relação da SAP com startups se estende por meio da inovação aberta, um pilar fundamental para a empresa e seu compromisso com a evolução tecnológica. Como observa Matheus, essa parceria é vital para garantir que as soluções das startups se integrem perfeitamente ao ecossistema SAP, permitindo escalabilidade e eficácia. Essa integração não se limita apenas ao compartilhamento de dados, mas também à criação de um ambiente propício para o crescimento conjunto.
Como funcionam os programas e processos da SAP
Um dos principais programas é a “Startup Innovation Journey”, uma comunidade que oferece acesso gratuito ao conhecimento da SAP em indústria, tecnologia e negócios. Essa iniciativa não apenas facilita a curva de aprendizado das startups, mas também promove uma mentalidade de colaboração e compartilhamento de informações dentro do ecossistema. “É um programa, uma comunidade bem diversa e inclusiva. Qualquer empreendedor que queira entender o ecossistema SAP tem a possibilidade de ter acesso à comunidade”, conta o executivo.
Além disso, a SAP fortalece sua presença no cenário de inovação com o SAP.io, uma aceleradora presente em 11 locais ao redor do mundo, incluindo na América Latina desde 2022. Com uma abordagem focada em uma tese específica a cada ano, como o varejo, a aceleradora seleciona e apoia de 8 a 10 startups anualmente, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento dessas empresas.
Esses esforços não são apenas reconhecidos localmente, mas globalmente, com a SAP.io sendo celebrada como uma das melhores aceleradoras corporativas do mundo. “Fazer inovação aberta é algo que muita gente faz, mas ter resultados tangíveis é outra conversa”, diz.
Parceria entre SAP e ecossistema de startups
A colaboração com startups não se limita apenas ao aspecto tecnológico, mas também se estende ao fornecimento de soluções para a gestão e transparência das empresas em crescimento acelerado. Através do programa “Growth for Scale-Ups”, a SAP oferece soluções de gestão que ajudam as startups a manterem-se competitivas e em conformidade.
Para o cenário de inovação no Brasil em 2024, Matheus destaca a importância da clareza de objetivos ao embarcar em iniciativas de inovação aberta. “Às vezes empresas se lançam em processos de inovação aberta sem terem claro o que elas estão procurando. Acham que devem trabalhar com startups porque outras empresas também estão fazendo isso. Startups tem outro tamanho, é outro ritmo, diferente das grandes corporações. Se eu não sei bem o que eu estou procurando, como saber se eu cheguei lá?”.
Além de reconhecer que as startups são outro universo, é essencial que as empresas entendam como elas podem integrá-las de forma eficaz em seus ecossistemas. “Nossa estratégia como empresa é nutrir o ecossistema e potencializá-lo, porque vemos isso como parte integral do nosso negócio. Inovação Aberta é uma visão natural do nosso negócio”, garante ele.
De olho no futuro, a SAP planeja continuar o fomento ao ecossistema e aumentar o impacto positivo de sua aceleradora. “A gente quer expandir para 2024 nossa comunidade e a carteira de startups que são parceiras de tecnologia e o impacto da aceleradora, por entender que fazemos um trabalho de excelência”, finaliza.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.