Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funcionam as várias etapas de investimentos — desde o primeiro aporte de algum familiar em uma startup até o IPO de uma grande empresa. No caminho há muito dinheiro que pode chegar e muita gente para ficar com pedaços de sua empresa.
Por isso, o site Funders and Founders, fez um excelente infográfico, bastante didático, exemplificando como seria a trajetória de uma empresa hipotética, que passa por todas as etapas de investimento, dividindo suas ações dentro da média. É importante ressaltar que, apesar de ser baseado em padrões de mercado (provavelmente o norte-americano), o infográfico é só um exemplo didático para ajudar a entender como uma companhia se divide com seus sócios-investidores.As porcentagens sempre variam de acordo com as negociações.
Nesse caso,a startup começa não valendo nada e acaba como uma grande companhia, avaliada em US$ 2,6 bilhões – da qual seu fundador é dono de 17,6%, ou US$ 235 milhões. Dá uma olhada (clique na imagem para ver maior):