A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros para micro e pequenas empresas da CloudWalk, concedeu R$ 1 bilhão em crédito a empreendedores. O volume representa um crescimento de 4 vezes em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelo uso de tecnologia, em especial a Inteligência Artificial, e da adoção do Open Finance por parte dos clientes.
“Começamos como uma maquininha, em 2019, mas nos últimos dois anos lançamos conta inteligente, cartão, sistema de gestão de vendas, loja online e mais uma série de produtos que formam um ecossistema para os micros e pequenos empreendedores cuidarem dos seus negócios”, afirma Fabricio Costa, diretor de serviços financeiros da CloudWalk. “O crédito foi um caminho natural nessa trajetória. Mais de 80% de nossos clientes usam dois ou mais produtos da InfinitePay. Num cenário de alta demanda por crédito, já estávamos preparados para crescer”.
Lançado há cerca de dois anos, o Crédito Inteligente da InfinitePay é um sistema de Inteligência Artificial que analisa mais de 1.200 parâmetros para definir o score dos clientes. Ele avalia elementos antes considerados subjetivos, como comentários em redes sociais e o nível de fidelidade dos clientes, além de verificar o poder aquisitivo dos consumidores. Essa abordagem permite à InfinitePay identificar empreendedores “bons pagadores” que frequentemente têm dificuldades em obter crédito em instituições financeiras tradicionais.
“Outra estratégia foi se diferenciar de outras ofertas de empréstimos, uma vez que a corrida para oferecer crédito entre as instituições financeiras é um jogo que já dura décadas. Criamos um produto que combina as melhores taxas de juros, o recebimento instantâneo e flexibilidade para pagar, que são os três fatores que os nossos clientes mais prezam na hora de buscar um empréstimo”, diz Costa.
O acesso aos recursos ocorre em segundos, mesmo durante os finais de semana. O empreendedor escolhe o prazo máximo para pagamentos e o percentual das vendas quer destinar ao pagamento do empréstimo. O sistema então passa a fazer as cobranças diárias, respeitando o fluxo de caixa do tomador.
Open Finance e Pix Parcelado da InfinitePay permitem mais vendas para os consumidores
Duas inovações estão impulsionando o crescimento da oferta de crédito da InfinitePay. A primeira é o Open Finance, que fornece à empresa acesso às informações financeiras de seus clientes, permitindo que novos usuários possam obter crédito sem a necessidade de um relacionamento prévio. Fabrício destaca que mais de 50 mil clientes já tomaram crédito através do Open Finance, representando um dos maiores volumes da indústria, melhorando a atração de novos clientes e reduzindo o risco de inadimplência.
A segunda inovação é o Pix Parcelado, que combina a conveniência do Pix com as facilidades de crédito do cartão. Essa solução, que está começando a ser implementada no Brasil, visa expandir as opções de crédito disponíveis para consumidores que compram com frequência em lojas associadas à InfinitePay, ampliando ainda mais suas ofertas de crédito.
“Enxergamos um grande potencial no Pix Parcelado, pois acreditamos estar em uma posição bastante privilegiada para explorar esta oportunidade. Mensalmente passam pelos nossos mais de 2,5 milhões de lojistas, pelo menos de 40 milhões de consumidores. Isto quer dizer que temos um ótimo atalho, que é o balcão dos nossos lojistas para acessar este mercado muito maior. Além disso, quando nós aumentamos o poder de compra desses consumidores, levamos mais vendas para os nossos próprios lojistas, aumentando assim nossa principal proposta de valor, que é ajudar nosso cliente a vender mais”, finaliza Costa.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!