O Indica é uma rede de relacionamento específica para indicações de pessoas a vagas de empregos. Pode até ter algumas coisas em comum com redes sociais profissionais como o LinkedIn e serviços de RH online como o CathOnline, mas trata-se de um serviço inédito de um tipo que eu ainda não tinha ouvido falar*, lançado por uma startup exemplar.
Os empreendedores fizeram bem a lição de casa, definiram um produto, um modelo de negócio e uma estratégia de posicionamento perante investidores. Conseguiram apoio e lançar a rede! Você já conhece? Experimentei o serviço e conversei com o CEO, confira na matéria.
The net working. Este slogan adotado pelo Indica.com.br realmente faz sentido. Se a Internet é uma rede de pessoas se conectando e compartilhando valor, então parece muito natural contar com uma plataforma onde contatos, reputação e conhecimento podem estar diretamente relacionados a vagas de emprego.
Pesquisas sobre o mercado iniciaram antes da definição do produto
Dan Turkieniez, diretor executivo do Indica, acumula experiências profissionais na área de engenharia e administração. Recursos Humanos (a área do Indica) nunca esteve no mapa dele nem dos seus sócios, a não ser quando participavam de processos seletivos e recrutamento. Mas, enquanto homens de negócio, eles tinham uma vontade de empreender.
Foi a partir de muita pesquisa e avaliação que detectaram oportunidades de inovação no setor de RH. “Costuma haver uma polarização muito grande entre dois blocos, no setor. De um lado, estão os bancos de currículo, com custo de investimento muito baixo e retorno também baixo. Na outra ponta, estão as empresas de recrutamento, que apresentam resultados e benefícios mas também um custo muito alto. Vimos que havia um gap muito grande de atendimento a empresas, e começamos a nos posicionar”.
Plano de negócios conquistou apoio de empresa especialista
As pesquisas que resultaram na formatação do Indica iniciaram há dois anos. Agora, já faz 1 ano que Dan e seus sócios entraram em acordo com a Allis, uma empresa com experiência no setor de RH. “Somos uma startup que nasceu independente mas agora estamos praticamente incubados dentro da empresa de RH Allis, sendo patrocinados por ela. Eles agregaram valor ao nosso negócio porque tem muita experiência, e nós agregamos valor ao negócio deles porque trouxemos inovação”, acredita Dan. Mas isso não veio fácil: “chegamos com uma coisa estruturada, isso impressionou eles bastante”. Fica a dica!
Rede permite perfis gratuitos de empresas, vagas, candidatos e “amigos indicadores”
Conforme informou Turkieniez, o lançamento da rede social aconteceu no final de março e atualmente há 18 mil usuários participando, 200 empresas cadastradas e 40 delas com vagas abertas. Para participar, é necessário se cadastrar, e já nesta etapa existe a especificação do perfil: ou você é uma empresa, ou você é um candidato a vagas ou você é um indicador, usuário que vai recomendar amigos para as vagas. Estes usuários podem facilmente mudar seu status de candidato para o de indicador, ou vice-versa.
Tanto os candidatos, como os indicadores e as empresas acabam chegando no Indica por meio de boca-a-boca. “Ainda não temos um controle completo sobre o processo de as empresas escolherem os candidatos ideais para as vagas, por isso ainda não estamos divulgando muito, apenas acompanhando mais de perto algumas empresas mais conhecidas”, afirma Dan. É que quando as empresas publicam as vagas, os indicadores recomendam amigos mas as empresas não ficam sabendo o nome desses candidatos. Apenas depois, se houver interesse em entrevistar candidatos, o Indica libera as informações.
Até esta etapa, tudo acontece gratuitamente. O Indica só cobra uma taxa das empresas a partir do momento em que elas encontrarem o profissional para a vaga. “É um auto-serviço. Tanto os candidatos, como os indicadores e as empresas só fazem aquilo que eles mesmos julgarem adequado. O Indica apenas proporciona que esta experiência aconteça”, explica o CEO. Uma ferramenta chamada Radar permite que os usuários configurem setores de atuação, tipos de cargos e regiões, para receberem alertas de vagas e de possíveis contatos profissionais. A rede permite ainda a importação de contatos de outros sistemas.
Veja no blog do Indica um vídeo em que Seth Godin fala sobre networking e redes sociais.
O Indica também informa vagas por meio do Twitter.
* A introdução deste post foi corrigida em função do comentário feito por Helder Santos.