As duas incubadoras do Porto Digital – CAIS do Porto ePortomídia – abriram inscrições para seu processo seletivo de 2014. Até dia 13 de abril, os interessados poderão preencher o formulário no site do parque tecnológico recifense. Serão escolhidos os melhores projetos das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa.
Os proponentes podem ser pessoa física ou jurídica, em equipes de no mínimo duas pessoas. É imprescindível que um dos membros do time tenha experiência comprovada em TIC. Para a CAIS do Porto, serão aceitas ideias que desenvolvam produtos ou serviços voltados para o desenvolvimento de soluções de problemas reais dos setores produtivos do estado de Pernambuco, situados no interior ou na capital. Já a Portomídia incuba projetos de Economia Criativa com uso de tecnologia, especialmente nos setores de multimídia, games, design, cinema, música e fotografia.
O processo de incubação tem, em seu total, 18 meses. As empresas iniciam um período de pré-incubação de quatro meses, após o qual têm seu trabalho avaliado. Nessa etapa, os selecionados recebem infraestrutura básica, capacitação e mentoria para modelagem do negócio. É esperado que nesse tempo a empresa desenvolva seu Mínimo Produto Viável (MPV). Após, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora e os selecionados participarão do processo completo de incubação, que dura 14 meses.
De acordo com Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, nos últimos anos o parque tecnológico teve sucesso em incentivar novas empresas realmente inovadoras. “Assim também promovemos o ecossistema de TIC e Economia Criativa de Pernambuco, incrementando o desenvolvimento regional”, completou.
O edital pode ser acessado aqui.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.