Mark Zuckerberg, dono da Meta, foi ao tribunal nesta semana para testemunhar em um julgamento antitruste contra sua companhia, sob a acusação de adquirir o WhatsApp e o Instagram, na época startups, para eliminar os concorrentes do Facebook, criando um ambiente de concorrência desleal.
O processo foi aberto pela Federal Trade Commission (FTC), agência dos EUA responsável pela aplicação de leis antitruste no país, em 2020, com o objetivo de denunciar o monopólio criado pelo dono do Facebook ao fazer a aquisição da rede social de fotos em 2012 e do app de mensagens em 2014.
Processo pode fazer Meta perder Instagram e WhatsApp
Na época, as aquisições surpreenderam o mercado, principalmente pelos valores pagos – US$ 1 bilhão pelo Instagram, na mesma semana que o aplicativo passou a ser acessível para usuários Android, e US$ 19 bilhões pelo WhatsApp, que já tinha mais de 450 milhões de usuários. Embora as aquisições tenham sido aprovadas inicialmente, a agência americana alega que existia, por trás, uma estratégia de Zuckerberg para eliminar concorrentes e consolidar o poder de mercado da big tech.
O processo da FTC tenta forçar a Meta a reestruturar ou vender o Instagram e o WhatsApp, cumprindo as promessas do presidente Donald Trump de enfrentar as big techs e, ao mesmo tempo, representando uma ameaça existencial para a empresa que, segundo estimativas, já que a empresa de Zuckerberg não expõe resultados individuais de suas companhias, obtêm cerca de metade de sua receita nos EUA com o Instagram.
Ao tribunal, a FTC destacou e-mails nos quais Zuckerberg propôs adquirir o aplicativo de compartilhamento de fotos como uma forma de neutralizar um possível concorrente do Facebook e expressava preocupação de que o WhatsApp pudesse, eventualmente, se tornar uma rede social.
A Meta argumentou que suas aquisições beneficiaram os usuários, e que as declarações anteriores de Zuckerberg não são mais relevantes em meio à concorrência do TikTok, do YouTube e do aplicativo de mensagens da Apple.
O julgamento pode se estender até julho. Se a FTC vencer, terá que provar separadamente que medidas como forçar a Meta a vender o Instagram ou o WhatsApp restaurariam a concorrência.
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