Em 6 de novembro de 2011, publicamos a notícia: “A Samba Tech, startup brasileira pioneira no mercado b2b de gestão de vídeos online, anuncia que fechou a aquisição da Videolog, maior comunidade de vídeos do Brasil”. Perguntamos para a assessoria de imprensa da empresa (constituída por jornalistas), se “anunciar que fechou a aquisição” significa “adquiriu”, e eles confirmaram que uma empresa havia adquirido a outra.
Atualização da matéria: após o anúncio, a Sambatech mudou de assessoria de imprensa.
Telefonei para a outra empresa e achei o papo meio estranho. Agora sabe-se por que.
O anúncio foi precipitado: a aquisição ainda não tinha acontecido, as empresas ainda estavam em negociação. E, infelizmente, a negociação não foi concretizada. Isso não significa que tenha sido erro ou responsabilidade da assessoria de imprensa, anterior. Até porque assessoria não tem papel de fiscal; nunca solicitamos que enviassem cópia de contrato assinado e autenticado, comprovando a notícia.
Em nota recente no Videolog, o co-fundador Edson Mackeenzy explica: “naquele momento, o Videolog.tv era objeto de alienação para uma futura aquisição por parte da Sambatech. No decorrer do processo, não foi possível definir um modelo operacional em conjunto e uma proposta financeira que viabilizasse a conclusão da operação”. Em post recente no blog da Sambatech, o evangelista de cultura Pedro Filizzola explica que “As companhias continuam assim com suas atividades normais, atuando individualmente no mercado”.
A Sambatech oficializou uma joint venture com a Adstream, e o Videolog assinou parceria com a Highwinds.
Imagem: jaylopez (SXC)