A idwall, empresa de tecnologia que oferece um ecossistema de gestão de identidade digital, obteve o selo internacional iBeta 2 em sua ferramenta de prova de vida (liveness), tornando-se a primeira empresa brasileira com tecnologia 100% nacional a conquistar esse reconhecimento, em conformidade com o padrão internacional ISO 30703-3.
A certificação atesta a capacidade de detecção de fraudes complexas, incluindo o uso de máscaras 2D e 3D de materiais variados como silicone, látex, feltro e papel. Foram testadas duas funcionalidades na prova de vida da idwall: o modo passivo, que utiliza Inteligência Artificial para checar fatores como luz e sombra, e o modo ativo, que exige que o usuário realize uma ação, como sorrir.
idwall passou por 1,7 mil testes e barrou 100% das tentativas de fraude
Com isso, a idwall se tornou a 42ª empresa no mundo a obter o selo iBeta nível 2, credenciado pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), pelo National Voluntary Laboratory Accreditation Program (NVLAP) e pela FIDO Alliance.
“Prevenir fraudes em um país plural como o Brasil tem duplo desafio: de um lado, as dificuldades técnicas de oferecer tecnologia que agregue modelos de celulares mais antigos e acesso à internet limitado para muitos cidadãos, por outro, oferecer segurança em altíssimo nível que atenda ao nosso mercado hostil, que reúne de fraudes mais simples a ataques complexos, como deepfakes. Nossa pesquisa e desenvolvimento sempre leva em conta todos esses fatores, e receber o iBeta 2 é mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, comenta Raphael Melo, COO e cofundador da idwall.
Para obter a certificação, o liveness da idwall passou por 1.700 testes realizados entre julho e agosto, que avaliaram fraudes de identidade de alta complexidade. Na atual rodada de testes, a tecnologia da idwall foi capaz de barrar 100% das tentativas de fraudes, permitindo a entrada dos usuários reais sem bloqueios indevidos.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!