Prover um canal de sinal digital para comunicação interna de empresas é o grande mote da IDtv, produto selecionado no programa Startup Brasil, cujo valor da bolsa foi estipulado em R$ 200 mil.
Os conteúdos são criados e geridos diariamente para os canais administrados. A IDtv funciona por meio de um sistema de transmissão proprietário e administrado no centro de operações da startup, com servidores alocados em um datacenter com prevenção de recuperação de desastres. Na ponta final, ou seja, no local onde o cliente deseja a instalação, são instalados PCs players conectados via VGA ou HDMI a monitores. O PC Player recebe e baixa o conteúdo uma única vez da central e as reproduz nos canais do contratante em tempo real.
Conversamos por e-mail com a CEO Juliana Volpe. Veja, abaixo, os principais trechos do depoimento dela.
Gênese
Os fundadores da empresa são Juliana Volpe (CEO), Ricardo Zinner (diretor de fotografia) e Alberto Cotrim (investidor anjo). Eles se conheceram no MBA na ESPM no Rio de Janeiro em 2010. A ideia surgiu em maio de 2011, quando descobriram que havia poucas agências de comunicação no Brasil provendo soluções internas digitais para grandes empresas com qualidade. “Por ter em seu quadro de colaboradores perfis de pessoas muito diferentes e unidades operacionais muito distantes da sede, a comunicação interna em grandes empresas não é eficiente”, diz Volpe. “Abrimos a iDtv oficialmente em setembro de 2011, contratando um diretor de arte e uma redatora para fazer conteúdos e buscamos uma solução de Digital Signage no mercado para resolver esse problema para os clientes. Em dezembro, assinamos nosso primeiro contrato. E em agosto de 2012 começamos a desenvolver nosso próprio sistema de gerenciamento de conteúdo com broadcast online para atender um novo nicho de mercado: as micro e pequenas empresas.”
Funcionamento
Vai a pleno vapor, segundo Volpe. “Hoje contamos com seis funcionários contratados, dois estagiários e atuação integral de dois sócios. Além disso, temos parceiros de conteúdo, suporte técnico e sistema no Canadá, México, Colômbia e Venezuela.”
Foco
“A iDtv tem interesse em democratizar a informação e tornar a tecnologia de sinalização digital acessível a todos, o que hoje não é uma realidade. O Broader é o sistema de gerenciamento de conteúdo da iDtv e atende nossa demanda interna e de nossos clientes atuais para distribuição de conteúdo online para TVs Corporativas. A intenção da iDtv é aprimorar esse sistema e torná-lo acessível a qualquer usuário da internet.”
Diferencial de mercado
“O usuário não precisa de conhecimento técnico, noções de instalação, de programação, nem nada. Se ele sabe utilizar o Facebook ele conseguirá criar seu próprio canal de TV. Nó seremos a única empresa a prover esse serviço a um custo acessível a todos.”