Até o dia 25 de maio está aberta a ‘Hackathona’ #VaiMudarnaCopa, uma maratona hacker de apoio as manifestações no Brasil. Programadores devem desenvolver softwares e aplicativos web ou para celular que apoiam manifestações pacíficas e democráticas. Os prêmios incluem smartphone, kit arduino e uma viagem para Berlim para o primeiro lugar, que poderá participar do Open Knowledge Festival 2014, um dos mais importantes eventos de dados abertos no mundo.
As inscrições para projetos são até o dia 25 de maio, mas os competidores têm até o dia 28 de maio para corrigir bugs e deixar seus aplicativos no ar. As equipes podem ter desde uma pessoa até várias, não há limites, porém só uma pessoa do grupo ganhará a viagem para Berlim. Um programador também tem a opção de enviar mais de um projeto.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas e parceiros da Open Knowledge Foundation Brasil entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A divulgação da classificação acontecerá no dia 4 de junho no site da Instituição com a indicação da premiação dos 3 primeiros colocados.
Segundo seu site, a #VaiMudarNaCopa é uma plataforma digital que facilita a participação popular nas mudanças políticas do Brasil. É uma resposta às manifestações públicas e pedidos por transformações na esfera pública de nosso país.
No site da hackathona (maneira abrasileirada de chamar o hackathon), eles mostram uma lista com exemplos de aplicativos que têm o perfil que o concurso procura.