Chega de as empresas fazerem push, agora os clientes fazem pull. Este é o conceito do Guiato, a primeira plataforma web e móvel de geolocalização para busca de ofertas no varejo offline no Brasil.
Lançado hoje em São Paulo (veja vídeo abaixo), o produto foi criado na Alemanha e foi estabelecido no Brasil pelos investidores anjos Paulo Humberg e Flávio Jansen (pioneiros da Internet no país) – que foi apresentada por Christian Glaiser (co-fundador da versão original alemã) e Samuel Artmann (também alemão, residente há 2 anos no país e CEO da operação local).
O serviço é inaugurado com a distribuição online de folhetos promocionais (acessados na Web, no iPhone, no iPad e equipamentos com Android) com o objetivo de encaminhar clientes para lojas físicas.
O modelo de publicidade geolocalizada da Guiato aterrissa no País depois de ter sido lançado com sucesso na Alemanha com a marca kaufDA, na França como Bonial, na Rússia como Lokata e na Espanha como Ofertia. Todas as operações estão consolidadas como Bonial International Group, com sua marca líder kaufDA na Alemanha e um modelo mobile que tem o suporte das maiores empresas de mobile da Europa, já atingiu 32 milhões de consumidores, o que mostra o grande potencial da Guiato no mercado brasileiro. Um dos maiores grupos de mídia da Europa, a Axel Springer, é detentora majoritária do grupo, que chega ao Brasil como uma joint venture para operacionalizar o Guiato.
O serviço inovador da Guiato permite aos consumidores localizarem rapidamente uma grande diversidade de ofertas de produtos em lojas próximas no exato momento em que estão dispostos a fazer compras. Bastante amigável, o aplicativo, disponível para iPhone, iPad e smartphones com sistema operacional Android, já possibilita realizar buscas de produtos específicos, por categoria ou loja, anunciados em folhetos e catálogos promocionais de milhares de varejistas em todo Brasil.
A expectativa dos investidores com o lançamento da empresa no Brasil é bastante otimista, já que o País conta com uma grande e crescente base de celulares e smartphones, além de uma forte aderência dos consumidores ao uso das novas tecnologias e um público consumidor ávido por encontrar ofertas nas lojas mais próximas.
“De acordo com sua localização geográfica, os consumidores brasileiros poderão, com poucos cliques, acessar um grande acervo de ofertas, criando assim para os varejistas uma imensa oportunidade para incrementar a distribuição dos seus folhetos e catálogos e, consequentemente, ampliar o fluxo de clientes para dentro de suas lojas. Estamos muito entusiasmados com a oportunidade do mercado brasileiro, já que a economia atravessa um momento muito positivo, o varejo está em franco crescimento e a adoção do mobile também é impress
Flávio Jansen explica que o modelo da Guiato atraiu seu interesse e da A5 investimentos justamente por ter uma clara fonte de geração de receita e um grande potencial de crescimento. “Para os consumidores, a Guiato será a parceira ideal para ajudá-los a descobrir as ofertas que procuram e a fazer economia nas suas compras diárias. Para os varejistas, será uma estratégia de marketing extremamente eficaz que atingirá os clientes mais próximos de suas lojas no momento da decisão de compra. Iniciar este modelo no Brasil em aliança com um player global com a experiência da Bonial nos dá o combustível que precisamos para transformar a Guiato em mais um grande case da Internet brasileira”, diz.
“A Guiato tem como missão melhorar substancialmente o retorno dos investimentos feitos pelos varejistas com a impressão de folhetos, já que as propagandas chegam nas mãos de um maior número de consumidores através de seus celulares, em formato digital, no exato momento em que estão com intenção de comprar. Além disso, a Guiato não demanda altas verbas de publicidade, o cliente paga por perfomance e ainda tem um viés sustentável. É, assim, uma estratégia complementar de marketing on-line para as campanhas de mídia impressa de varejistas sem a necessidade de nenhum esforço adicional”, completa Paulo Humberg.
“Com a Guiato, os consumidores ‘puxam’ as ofertas que desejam no momento que estão pesquisando os produtos que desejam adquirir ao invés dos varejistas ‘empurrarem’ folhetos que acabam sendo imediatamente descartados. Nossa solução associa o poder da publicidade on-line com a geolocalização em dispositivos móveis ou nos PCs para levar consumidores com um grande potencial de conversão em vendas para dentro das lojas”, pontua o executivo alemão Samuel Artmann, CEO da Guiato.
A associação da expertise do Bonial International Group em soluções de localização em outros mercados internacionais com a forte experiência de Paulo Humberg e Flávio Jansen na indústria digital brasileira, especialmente no segmento de e-commerce, serão o alicerce para que a Guiato ganhe projeção rapidamente entre os varejistas e os consumidores.
Além das atuais empresas que integram o portfolio da A5 Investimentos, como o e-commerce de economia criativa e design Mercado.etc e o e-commerce de moda Lets, Paulo Humberg foi o fundador e investidor de empresas como o ClickOn, Brandsclub e do portal de leilão Lokau, lançado em 1999, nos primórdios da Internet brasileira. Já Flávio Jansen foi co-fundador do Submarino e investiu em empresas bem sucedidas na Internet brasileira, como Brandsclub, ClickOn e OQVestir.
Sobre a Guiato
A Guiato é uma plataforma web e móvel que coloca à disposição dos usuários informações sobre lojas e ofertas locais. Com a Guiato, o consumidor pode localizar e consultar ofertas de produtos, endereços e horários de funcionamento no momento em que precisam. Para os varejistas, a Guiato oferece um novo canal de difusão que permite dar maior visibilidade aos seus catálogos e folhetos impressos na web e em dispositivos móveis no momento da decisão de compra a qualquer hora do dia.
A Guiato conta com o respaldo e o investimento do Bonial International Group, rede global de informação, líder no mercado europeu, de lojas baseada em localização da Axel Springer, um dos maiores grupos de mídia da Europa, de Flavio Jansen, pioneiro da web brasileira que foi presidente do Submarino até sua fusão com a Americanas.com, e de Paulo Humberg, CEO da A5 Investimentos, e segue o modelo de negócios das outras empresas do grupo: KaufDA, na Alemanha; Bonial, na França; Lokata, na Rússia; e Ofertia, na Espanha.
Sobre o Bonial International Group
O Bonial International Group (www.
Sobre a A5 Investimentos
A A5 Investimentos é uma empresa de venture capital especializada no desenvolvimento de empresas de Internet e mídia comanda pelo empreendedor serial Paulo Humberg. Seu portfolio integra empresas de e-commerce como a Mercado.etc, e-marketplace de economia criativa, e a Lets, e-commerce de moda.
Paulo Humberg foi um dos desbravadores da Internet brasileira. Foi superintendente de Marketing das Lojas Americanas, fundador e CEO da Lokau, o primeiro site de leilão brasileiro, fundador do Brandsclub, o clube de compras que é líder brasileiro de vendas privadas, e do ClickOn, um dos líderes no mercado de compras coletivas.
Sobre Flávio Jansen
Flávio Jansen, um dos pioneiros na Internet Brasileira, foi co-fundador do site Submarino e hoje é investidor de empresas de Internet reconhecidas no mercado brasileiro, como Brandsclub, ClickOn, OQVestir e Mestres dos Concursos, entre outras. É também conselheiro de diversas companhias, como Locaweb e Digipix. Flávio é graduado em engenharia eletrônica na PUC-RJ.