O Google lançou nesta quarta-feira (21) o Gemma, uma nova família de modelo de linguagem grande (LLMS) abertos. Começando com Gemma 2B e Gemma 7B, esses novos modelos foram inspirados pelo Gemini e estão disponíveis para uso comercial e de pesquisa.
Para usar o Gemma, os desenvolvedores podem ter acesso a notebooks Colab e Kaggle prontos para uso, bem como integrações com o Hugging Face, MaxText e NeMo da Nvidia. Uma vez pré-treinados e ajustados, esses modelos podem ser usados em todos os lugares. O Google não passou mais detalhes sobre as funções do Gemma.
Embora o Google destaque que esses são modelos abertos, eles não são de código aberto. Isso significa que os desenvolvedores podem usar o modelo para inferir e ajustá-los à vontade. Ainda de acordo com a empresa, a Gemma oferece desempenho de melhor classe para seus tamanhos em comparação a outros modelos abertos e supera modelos significativamente maiores em benchmarks.
Além dos novos modelos, o Google também está lançando um novo kit de ferramentas de IA generativa responsável para fornecer orientação e ferramentas essenciais para criar aplicativos de IA mais seguros com Gemma, bem como uma ferramenta de depuração.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.