O Google anunciou, nesta terça (14), que a tecnologia Google Duplex acaba de chegar ao Brasil. A ferramenta foi apresentada em 2018 e consiste na utilização de inteligência artificial para a comunicação com outras pessoas por meio da linha telefônica. Com um vasto banco de dados, a inovação interage com outras pessoas para realizar tarefas simples e de fácil comunicação, como agendar um horário para cortar o cabelo ou comprar ingressos para um show.
“Ao pesquisar por um filme em cartaz e, em seguida, clicar no horário da sessão desejada, aparece a opção de compra por meio do Assistente. O recurso irá permitir que pessoas comprem ingressos para sessões de cinema diretamente da busca”, explica a empresa.
A primeira utilização da ferramenta no Brasil será para empresas e não para o grande público. O Duplex usa a inteligência artificial somada ao banco de informações da companhia para fazer ligações normais com pessoas de fora das empresas. O objetivo é diminuir erros e facilitar a operação de relações com clientes e a companhia.
O Google anunciou que o Duplex segue em fase de testes, mas que já realiza cerca de 200 ligações por dia e mais de 50 mil empresas brasileiras interagiram com a ferramenta.
Quando for liberada para o público geral, o Duplex será integrado no Google para facilitar as ações do usuário. Assim, ao fazer uma busca na plataforma sobre algum estabelecimento, a ferramenta já poderá entrar em contato direto para agendar procedimentos, fazer solicitações ou tirar dúvidas no lugar do usuário.
Hoje, o Google Duplex já opera como ferramenta de auxílio de busca de informações e está em 11 países, são eles: Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia. Por estar em fase de teste, e de acúmulo de informações, ainda não se tem uma data em que a plataforma deva chegar ao grande público.