O Google anunciou nesta quinta-feira (14) que vai bloquear cookies a partir de 4 de janeiro para 30 milhões de pessoas. Este é o primeiro grande passo no projeto Privacy Sandbox, que visa substituir os cookies por outro rastreador que respeite a privacidade dos usuários.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
“É um marco importante em nossa iniciativa Privacy Sandbox para eliminar gradualmente cookies de terceiros para todos no segundo semestre de 2024, sujeito à abordagem de quaisquer preocupações de concorrência remanescentes do Reino Unido”, explica a empresa em comunicado.
Os cookies de terceiros têm sido uma parte fundamental da web há quase três décadas. Embora possam ser usados para rastrear as atividades do usuário no site, os sites também os usam para oferecer suporte a uma variedade de experiências online, como ajudar a fazer login ou exibir anúncios relevantes.
Com o Privacy Sandbox, a empresa adota uma abordagem responsável para eliminar cookies de terceiros no Chrome. Foram criadas novas ferramentas para sites que oferecem suporte aos principais casos de uso e o Google oferece tempo para os desenvolvedores fazerem a transição. “À medida que introduzimos a Proteção contra Rastreamento, começamos com uma pequena porcentagem de usuários do Chrome para que os desenvolvedores possam testar sua preparação para uma Web sem cookies de terceiros”.
O que esperar da proteção contra rastreamento do Google
Os participantes da Proteção contra Rastreamento são selecionados aleatoriamente e, se você for escolhido, será notificado quando abrir o Chrome no desktop ou no Android. À medida que você navega na web, os cookies de terceiros serão restringidos por padrão, limitando a capacidade de rastreá-lo em diferentes sites.
“Se um site não funcionar sem cookies de terceiros e o Chrome perceber que você está tendo problemas (por exemplo, se você atualizar uma página várias vezes), solicitaremos uma opção para reativar temporariamente cookies de terceiros para esse site no ícone de olho no lado direito da barra de endereço”, explica.
Como alguns cookies são importantes para manter o usuário logado ou manter o carrinho em um site de compras atualizado, o Google está trabalhando para identificar os mecanismos ruins de rastreio e salvar os bons. “À medida que trabalhamos para tornar a web mais privada, forneceremos às empresas ferramentas para terem sucesso online, de modo que conteúdo de alta qualidade permaneça livremente acessível. Com a Proteção contra Rastreamento, o Sandbox de Privacidade e todos os recursos que lançamos no Chrome, continuaremos trabalhando para criar uma Web mais privada do que nunca e universalmente acessível a todos”, completa a empresa.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.