O Google Brasil anunciou a data de início das obras do Centro de Engenharia, que será inaugurado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Cidade Universitária, em São Paulo. As reformas, que começarão na próxima semana, têm previsão de conclusão para janeiro de 2026.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Governo de São Paulo, responsável pelo IPT, tem uma duração prevista de 10 anos e começou em 2023, com a desocupação do prédio que será ocupado pelo Google e a revitalização dos espaços descontinuados para a chegada da big tech. Como parte das contrapartidas, a empresa já entregou bibliotecas, acervos e laboratórios, e agora se concentra na construção do Centro de Engenharia.
Centro de Engenharia focado em cibersegurança e acessibilidade
Essa iniciativa do Google visa expandir suas operações no Brasil. O Centro será voltado para iniciativas em privacidade, segurança e inteligência artificial, e abrigará um hub para resolver desafios emergentes de cibersegurança na região, o Google Safety Engineering Center (GSEC), a primeira unidade fora da Europa, com instalações semelhantes às de Dublin e Munique.
Além do GSEC, o Centro de Engenharia também contará com o Accessibility Discovery Center, um espaço que receberá ONGs, empresas e entidades do poder público para discutir questões de acessibilidade. Segundo Bernardo Barlach, gerente de parcerias e relacionamento para acessibilidade do Google Brasil, a localização é estratégica para esses debates, pois o IPT está próximo dos prédios de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), o que facilitará a inclusão de discussões sobre diversidade nas atividades acadêmicas.
O espaço será inteiramente dedicado à inovação, educação e colaboração, com o objetivo de tornar a tecnologia acessível a todos. Ele permitirá que engenheiros e estudantes colaborem na troca de conhecimentos, na criação de produtos acessíveis, no teste de dispositivos, entre outras atividades.
Google deve contratar centenas de profissionais até 2026
As contratações para o novo escritório já começaram. Alexandre Freire, Diretor de Engenharia do Google, afirmou que centenas de engenheiros, cientistas de dados, designers e pesquisadores já foram selecionados para trabalhar em outras instalações da empresa até a inauguração do prédio. Embora não tenha revelado o número exato de profissionais a serem contratados, Freire mencionou que serão abertas centenas de vagas até janeiro de 2026.
Eduardo Tejada, Diretor Global de Proteção ao Usuário, destacou: “Temos problemas muito particulares em nossa região, o que permite o desenvolvimento de ferramentas que são exportadas para todo o mundo. Novas tecnologias estão nos permitindo fazer coisas que antes não eram possíveis. Com o investimento no Brasil, queremos criar equipes diversas que solucionem esses problemas.”
Um exemplo mencionado por Tejada é o novo “Modo Ladrão”, desenvolvido para Android no Brasil e lançado recentemente. Os novos recursos incluem três funções principais: “Bloqueio de detecção de roubo”, “Bloqueio remoto” e “Bloqueio de dispositivo offline”. Compatíveis com dispositivos que rodam Android 10 ou versões mais recentes, essas ferramentas podem ser ativadas nas configurações do aparelho.
O Brasil é o primeiro país a testar essas inovações, e o Google planeja expandir os recursos para outros mercados no futuro.
Para Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, essas pesquisas são altamente escaláveis no país devido ao engajamento dos brasileiros com esse tipo de trabalho. “Esse projeto representa um retorno às origens do Google no Brasil, que nasceu em 2005, em Belo Horizonte. Sempre nos perguntamos: por que um país com uma história tão forte em relação às plataformas do Google não poderia ter um escritório em São Paulo? Esse momento finalmente chegou. Os problemas dos brasileiros serão resolvidos por brasileiros. O Brasil é sempre um mercado protagonista em relação às plataformas do Google. Esse protagonismo nos levou a trazer um campus aqui, que já acelerou mais de 450 startups no país.”
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!