Na última semana, muita gente foi abalada com a notícia do Heartbleed, uma falha de segurança que afetou a maior parte da internet, expondo a sua grave fragilidade. Para evitar um caos de tal proporção novamente, gigantes da tecnologia se uniram.
Empresas como Amazon, Cisco, Microsoft, Google, Facebook e outras criaram, juntas, o Core Infrastructure Initiative, “um projeto multimilionário, liderado pela Linux Foundation, para fundar projetos open source essenciais para as bases da computação.
A ideia é não só financiar projetos open source importantes, mas também acompanhá-los de perto, fazendo audições de segurança, reuniões pessoais com desenvolvedores chave, e chamar desenvolvedores que trabalharam com projetos do mesmo tipo previamente.
Se bem sucedido, o projeto resolverá um dos maiores gargalos do atual cenário da tecnologia: a dependência do trabalho voluntário de desenvolvedores para a criação de projetos open source.
“O problema é que o volume de uso da internet está crescendo de uma forma que a complexidade da internet também está crescendo – aumentando a necessidade de desenvolvedores”, explicou o cyberativista do open source, Eric S. Raymond.