“Precisamos olhar para a tendência: o mercado de startups latino-americano ainda está subcapitalizado e crescerá no longo prazo. Mas também é um mercado que, para ser eficaz, não necessita do montante de capital que vimos em 2021”, afirma é assim que o relatório The LatAm Tech Report 2023, estudo realizado pela Latitud começa, com uma afirmação de Carlos Ramos, diretor de VC da LAVCA.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
Após dois anos da desaceleração dos investimentos em startups, a pesquisa revela um novo cenário positivo. Cerca de 100 fundadores e investidores foram entrevistados e quase 78% dos fundadores disseram acreditar em uma melhora nesse processo no próximo ano; 17,8% acreditam que o cenário será semelhante ao de 2023 e apenas 4,4% preveem uma piora no mercado. Entre os investidores, a perspectiva é ainda mais positiva. Quase 89% antecipam uma melhora; 11,1% uma continuidade em relação a 2023 e nenhum cita uma piora.
Em relação a maturidade do mercado na América Latina, a pesquisa afirma que está caminhando para uma maturidade em comparação com mercados maduros em todo o mundo. “A América Latina está no meio do caminho, do incipiente ao maduro. Isto é um reflexo de uma combinação de setores que já passaram por anos de adoção digital (como fintech e comércio eletrônico), estão em processo de digitalização (logística, proptech, healthtech), e ainda estão no início dessa jornada em comparação com os mercados dos EUA/Europa (edtech, tecnologia climática)”, mostra o estudo.
Os principais obstáculos à maturidade observados pelos fundadores e investidores pesquisados são:
- Educação de clientes e criação de hábitos digitais (especialmente quando são PME);
- Falta de financiamento, especialmente na fase de capital de crescimento;
- Falta de grandes eventos de liquidez que possam servir de exemplo para outros fundadores; A necessidade de desenvolver aplicações de inteligência artificial.
No segmento de IA, a maioria das startups na pesquisa afirmam estar usando IA (63,22%) de alguma forma e nenhuma planeja desistir desse investimento. Os investidores (87,5%) também apontaram que a grande maioria das empresas do seu portfólio também adotou IA.
Fintech é o setor mais maduro da América Latina
Fintech é o setor de startups mais maduro da América Latina, absorvendo cerca de 40% de todo o capital de risco da região no acumulado do ano de 2023. “Embora a Covid-19 tenha colocado muitos consumidores e produtos e serviços financeiros online, ainda há muito a fazer. Depois da onda de investimentos das fintechs bancárias e da infraestrutura criada pelas fintechs de software, as fintechs de empréstimos e pagamentos estão seguindo o exemplo. Visam resolver lacunas como a falta de acesso ao crédito e a abundância de pagamentos rejeitados”, mostra o estudo.
Além do aumento das soluções de empréstimo e pagamento, algumas outras tendências atuais para o setor fintech incluem o atendimento a empresas e não a consumidores finais (modelo de negócios B2B), sendo o financiamento incorporado um exemplo, e a adoção de inteligência artificial na análise preditiva, como a melhoria atendimento ao cliente e pontuação de crédito com base em consultas e dados anteriores.
Olhando para o médio e longo prazo, as oportunidades para as fintechs incluem atender nichos promissores, fornecer seguros, acompanhar a evolução das moedas digitais e utilizar novamente a IA, mas desta vez para processos mais prescritivos e criativos. Mesmo que o setor esteja maduro, persistem velhos desafios. As fintechs têm de enfrentar obstáculos como o elevado custo de capital, a obtenção e proteção de dados de clientes, o aumento da concorrência e do custo de aquisição, e a regulamentação para espaços como as criptomoedas e o Open Finance.
Segundo o estudo, 2023 foi o ano de categorias como ERPs, CRMs e outros softwares empresariais, com um aumento de participação do SaaS no volume total investido na América Latina. No acumulado de 2023, o investimento em SaaS cresceu 33,1% em relação a 2022, enquanto o mercado geral de startups retraiu 65,2%.
“Os velhos paradigmas mudaram, os preços diminuíram devido à concorrência e as empresas com tecnologia deficiente foram, estão a ser e serão eliminadas. 2023 foi um ano de consolidação e criação de valor”, afirma a empresa Kushkiz.
Veja o estudo completo no site da Latitud.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.