O Founders Club, edtech e hub de conexões, negócios, benefícios e experiências exclusivo para fundadores de startup, começou com um simples questionamento: como podemos ajudar empreendedores a crescerem mais rápido, de forma sustentável e com o apoio de uma comunidade que realmente entende seus desafios? Foi assim que Anderson Diehl e seus sócios, Marcelo Wagner, Bianca Six, Rafael Wainberg e Felipe Barão decidiram criar uma iniciativa que, em pouco mais de um ano e cinco meses, já impactou significativamente o ecossistema de startups no Brasil.
“Comecei a ver que haviam startups que queriam captar, porém sem o pitch adequado, inclusive algumas ainda sem faturamento e sem entender o racional do investidor. Outras que estão com boa tração e poderíamos acelerá-las. Então, pensei que poderia estar ajudando-as, mas não queria fazer nada sozinho. Eu pensei em uma pessoa que poderia agregar muito, principalmente em conexões com investidores e grandes empresas para apoiar o crescimento das startups, então chamei o Anderson Diehl e o convidei para criar um programa de aceleração”, explicou Marcelo Wagner, cofundador do Founders Club.
Ele conta que, ao invés de criar uma aceleradora como todas as outras, seria melhor criar um grande hub, apostando que essa ideia representaria um “topo de funil” do ecossistema, dando a oportunidade para as startups em todos os estágios, independente dos desafios que elas enfrentam.
Ele e sua equipe trouxeram para a iniciativa anos de networking e conexões genuínas criadas no ecossistema de inovação, além de aprendizado em vendas, growth e desenvolvimento de produtos, com o objetivo de construir um ambiente onde os founders pudessem crescer juntos.
Comunidade que aprende junto, cresce junto
Desde seu lançamento, o Founders Club criou uma comunidade de mais de 5000 pessoas e atualmente reúne mais de 500 fundadores de startups em um ambiente super exclusivo e colaborativo, que já resultou na captação de mais de R$ 14 milhões para startups, R$ 1,8 milhões cedidos em créditos de nuvem, mais de 197 conexões estratégicas entre empreendedores e empresas, resultando em novos negócios e parcerias. O grupo não é apenas uma plataforma de networking, mas um espaço onde ideias se transformam em negócios, e negócios se tornam cases de sucesso.
A estrutura do hub é cuidadosamente desenhada para gerar valor real. São realizados encontros ao vivo duas a três vezes por mês, sempre com convidados especiais. Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível no Brasil, Romero Rodrigues, Fundador do Buscapé e Head da Headline Ventures, braço de Venture Capital na XP Inc., e Carolina Strobel, Sócia fundadora da Antler no Brasil, são alguns do mais de 60 convidados que já compartilharam suas experiências, enquanto founders aproveitam o momento para tirar dúvidas específicas sobre seus negócios. “Cada encontro é uma mentoria coletiva, não existe nada igual no Brasil” diz Marcelo Wagner.
Para Anderson Diehl, cofundador do Founders Club, esse é mais um dos diferenciais do hub, onde as aulas viram mentorias, o que transforma a experiência em um Lifelong Learning para os fundadores. “As aulas/mentorias reforçam essa jornada de Lifelong Learners, eternos aprendizes, porque é imprescindível nos mantermos em constante aprendizado, atualizados sobre novas metodologias e técnicas de crescimento, isso em diversas áreas. Além disso, há participantes que já atingiram um dos principais objetivos que todo founder sonha, que é o exit, mas eles continuam ali, porque querem continuar apoiando, ensinando e aprendendo, crescendo e vendo a evolução das outras pessoas. O mais incrível que a gente tem no grupo, muito do espírito de colaboração e cooperação, algo que está em nosso DNA e cultura”, comenta Diehl.
Além disso, o Founders Club oferece acesso a uma plataforma exclusiva, o Founders Academy, que já conta com mais de 200 horas de conteúdo gravado, abrangendo temas que vão de fundraising, pitch, growth, canais de vendas a liderança e produtividade.
Hub oferece movimentos de impacto para participantes
Outro diferencial do Founders Club é o impacto social, sendo reconhecido, entre mais de 630 startups de 19 países, como umas das 98 startups de impacto selecionadas para receber o Selo iImpact, projeto idealizado pelo Innovation Latam e Fundação Dom Cabral.
O Founders Club atende os requisitos em 03 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – (1) Erradicação da Pobreza, (4) Educação de Qualidade, (10) Trabalho Decente e Crescimento Econômico. A cada novo membro pagante, um acesso gratuito é disponibilizado para pessoas de baixa renda. Embora só tenha 520 membros, mais de 1.500 acessos gratuitos já foram concedidos, levando educação empreendedora e até cursos de inglês a estudantes de escolas públicas que buscam oportunidades para transformar suas realidades.
“Temos um white label da Meta dentro do hub, traduzindo é uma réplica da plataforma que foi customizada por eles exclusivamente para o Founders Club, que ensina os membros a construir campanhas em redes sociais, construção de autoridade, bem como disponibilizamos dentro da mesma um curso de inglês pocket, nos níveis básico intermediário e avançado com 116 aulas para ensinar os membros de baixa renda a ter acesso a conteúdos de inglês. Então, a gente tem todo um projeto de impacto social que vem junto, algo único no Brasil. O mais incrível é que compartilhamos isso com os membros e reiteramos que só conseguimos gerar impacto graças ao apoio deles. Sem o apoio dos fundadores, o projeto não existiria”, explica Anderson Diehl.
Além disso, há uma série de outros benefícios oferecidos aos membros do Founders Club, por exemplo, em grandes eventos negociam descontos para compras de stands de forma coletiva, descontos e cortesias de ingressos em eventos, sorteio de passagens aéreas e experiências que juntos estão próximos de R$ 400 mil em benefícios. “Os membros chegam a economizar algo que pode variar de 2 a 4 vezes o investimento da anuidade do membership. O nosso cashback é o melhor do Brasil, sendo que os participantes recuperam o valor da anuidade apenas com as economias obtidas no hub”, comenta Marcelo Wagner.
Founders Club anuncia promoção para acelerar ainda mais o ecossistema
Para celebrar o impacto que o Founders Club já gerou e abrir as portas para novos empreendedores, o hub lançou uma promoção especial de Black Friday. Durante o período promocional, a anuidade, que hoje custa R$990, estará disponível por R$549 – um desconto de quase 50%.
O desconto especial faz parte da estratégia definida após a entrada do investidor anjo Wlado Teixeira, único investidor do Founders Club. Wlado Teixeira é um dos investidores anjo mais queridos do Brasil e também é diretor executivo da GVAngels.
Se você é fundador de uma startup e busca um ambiente que combine aprendizado contínuo, conexões valiosas e benefícios reais, o Founders Club é o próximo passo na sua jornada. Aproveite a promoção de Black Friday e faça parte desse ambiente que está gerando muito impacto e transformando o empreendedorismo no Brasil. A promoção encerra às 23h59 do dia 29 de novembro. Clique no link para saber mais.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!