Reformular a dinâmica dos sites de desconto, oferecendo aos usuários sempre a melhor oferta, de forma simples, segura e divertida: este é o objetivo dos sócios do Formula Off, serviço que entrou no ar em regime de “soft launching”.
Começando por sete cidades dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Formula Off tem como público-alvo não somente os consumidores que já estão acostumados a acessar sites de compra coletiva, mas também um grande parcela da população com acesso à internet formada por pessoas que têm medo de passar seus dados de cartão de crédito ou os que não possuem cartão ou outra forma de pagamento on-line, como jovens e adolescentes.
A metodologia é simples: basta fazer um rápido cadastro no site (que também pode ser via Facebook Connect), escolher a oferta, imprimir o cupom e apresentá-lo no estabelecimento escolhido – não é preciso pagar adiantado pelo serviço. “O nosso modelo é mais eficiente, sendo mais simples e vantajoso tanto para nossos parceiros quanto para o consumidor final”, afirma Antonio Santos Alves, um dos sócios do empreendimento.
O Formula Off está investindo forte em recursos como realidade aumentada, localização e QR Code para facilitar a utilização dos cupons: cada oferta possui um QR Code, então os estabelecimentos podem validar a oferta sem a necessidade de um computador. Na outra ponta, o usuário não precisa de uma impressora, por exemplo. “Estas e outras tecnologias são vitais para a implementação de outras estratégias de consumo que estamos planejando”, adianta Antonio.
Em um momento em que os sites de compras coletivas já começam a mostrar sinais de estagnação, o Formula Off oferece um diferencial aos anunciantes, pois não cobra comissões. “O nosso parceiro investe um valor fixo e baixo para aparecer no site e não tem de dividir o lucro conosco”, diz Jorge Guerra, outro sócio do Formula Off.
O plano é disponibilizar o serviço em 16 estados brasileiros até dezembro e avançar para Estados Unidos, Europa e América do Sul até o início de 2013. A empresa conta com 12 funcionários fixos e uma equipe comercial com 160 pessoas (80 no Rio de Janeiro e 80 em São Paulo). Como ferramenta de marketing, o Formula Off conta com vídeos protagonizados pelo ator Sergio Marone (um dos sócios da empresa), destinados tanto ao público externo como aos profissionais da área comercial do site.
Os quatro sócios do Formula Off são Jorge Guerra (especializado no mercado de ações e fundador do site O Investidor), Antonio Santos Alves (Diretor de criação, especializado em Marketing na Internet e sócio da Gazeus Games, de jogos sociais, fez parte da equipe que lançou o site de relacionamentos Par Perfeito), Marcus Moraes (profissional com especialização em marketing de relacionamento, escritor e palestrante motivacional na área de marketing e vendas) e Sergio Marone (diretor cultural, ator e apaixonado defensor de projetos de transformação social). Numa iniciativa de apoio à cultura, várias peças de teatro estão contando com espaço gratuito para divulgação no Formula Off.
Em números:
- Lançamento do Formula Off: 1º de julho
- Investimento: R$ 400 mil reais até o momento;
- faturamento estimado até o fim do ano: 3 milhões de reais;
- o número preciso de usuários cadastrados é sigiloso mas o Formula Off passou da marca de 10 mil cadastros – que era a meta para o primeiro mês – em apenas 2 semanas;
- a meta até o fim do ano, levando em conta as 9 cidades nas quais o Formula Off já está presente, é de 250 mil cadastros;
- com apenas três semanas no ar, O Formula Off já tem 130 parceiros comerciais.