A Ford anunciou que o primeiro veículo elétrico construído sobre sua nova plataforma de baixo custo será uma picape de médio porte, com lançamento previsto para 2027. Este movimento faz parte de uma reestruturação nos planos de eletrificação da montadora, que inclui o adiamento da próxima geração de picapes elétricas de grande porte, agora programada para 2027 em vez de 2025.
A decisão da Ford ocorre em um contexto em que muitas montadoras estão revendo suas estratégias para veículos elétricos. General Motors e Honda, por exemplo, desistiram de um projeto conjunto para desenvolver EVs acessíveis, enquanto a Volkswagen anunciou recentemente uma “abordagem equilibrada”, priorizando veículos híbridos no curto prazo.
Desenvolvida pela equipe “skunkworks”, liderada pelo ex-executivo da Tesla, Alan Clarke, a nova picape da Ford promete oferecer mais alcance, utilidade e usabilidade a um custo reduzido. A plataforma de baixo custo, que vem sendo desenvolvida desde 2022, também será usada para outros tipos de veículos, tanto para o público comercial quanto para o varejo, conforme anunciado pela montadora.
Além disso, a Ford está avaliando se aplicará a tecnologia e a cadeia de suprimentos desenvolvidas pela equipe skunkworks em todos os seus modelos ou se concentrará em veículos específicos dessa nova plataforma. O CEO Jim Farley enfatizou que a nova geração de produtos da Ford terá uma abordagem distintamente diferente da anterior.
Quanto aos SUVs de três fileiras, a Ford decidiu equipá-los com motores híbridos, em vez de totalmente elétricos. Essa estratégia permitirá oferecer maior eficiência, melhor desempenho e menores emissões, além de estender a autonomia dos veículos em viagens mais longas, em comparação com os EVs puros.
A decisão de focar em híbridos é respaldada pelo desempenho de vendas dos modelos atuais da Ford. Em 2024, cerca de 25% das vendas do F-150 foram de versões híbridas, superando as expectativas da montadora. A picape compacta Maverick, por sua vez, teve aproximadamente 70% de suas vendas na versão híbrida.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!