Ginecologia, hospício, funeral e foda-se: termos que você não espera ouvir em um evento sobre e-commerce, inovação, pagamentos digitais. A menos que Romeo Deon Busarello seja um dos palestrantes. E não, ele não disse “foda-se o consumidor” – descubra abaixo.
Após desfazer e refazer algumas premissas sobre os assuntos esperados, durante o evento Futuro dos Pagamentos (semana passada em São Paulo), o professor e executivo (da Tecnisa) passou a palavra para o CEO global do eBay, John Donahoe.
O norte-americano afirmou que o Brasil é a maior prioridade da companhia e compartilhou sua visão clara sobre para onde esse mundo vai – ao menos, no que diz respeito a transações financeiras. Tudo isso para fazer um lançamento da operação brasileira do PayPal. A ocasião serviu para anunciar que o PayPal, a maior “carteira virtual” do mundo, propriedade do eBay, já conseguiu conveniar compras parceladas com Visa e Mastercard.
Explicando o “foda-se”
Buasrello citou que, de repente, as empresas começaram a mirar nas emergentes classes CDE como um grande mercado consumidor. Outros, ainda, focam no mercado de luxo, auspicioso. E foi aí que o irreverente contou que outras empresas identificam com oportunidade maravilhosa o tipo de cliente que diz “foda-se” para os preços mais caros – bem na linha do “antigamente gastávamos mais tempo para não gastar mais dinheiro; atualmente gastamos mais dinheiro para não gastar mais tempo”.
Este tipo de cliente, que Busarello interpretou com exemplo, paga muito mais caro por conveniência pois, ao racionalizar sobre as alternativas mais complicadas, chega até a perder a paciência e conclui: “foda-se”. E paga mais caro pela simplicidade, pela solução imediata, pela conveniência. Entendeu? Não se trata de mandar o cliente se f…
Outras máximas de Busarello:
- Funcionário caro é barato;
- A melhor forma de encontrar o consumidor é ser encontrado por ele;
- Diferença entre um financeiro e um terrorista: o terrorista tem simpatizantes;
- Melhor gerenciar hospício do que carregar caixão de defunto;
- Informação não é poder! Execução é poder, informação é estorvo. Muito obrigado pela informação que você não me deu;
- É importante gerenciar qualidade, mas o essencial é gerenciar de forma mais eficiente as falhas”;
- Sofro, logo consumo;
- Explosivo classe AB: 160 pessoas por dia se tornam milionárias. É a classe do “foda-se”;
- Nunca foi tão fácil e barato inovar: pode-se começar com equipe pequena, idéia pequena, verba pequena;
- Modelos novos de negócio;
- Repetir é preciso (necessário). Inovar não é preciso;
- Fórmula do relacionamento: Montão de Pequenas Coisas;
- Não sei o que vem pela frente. Só espero que venha pela frente.
Algumas falas de Donahoe:
- O foco do grupo eBay (que inclui PayPal, classificados, shopping.com, aplicativos mobile e stubhub) é ajudar empreendedores e desenvolvedores a venderem para o mundo todo, conectar vendedores com compradores;
- o Paypal é o futuro do dinheiro, desenhado (designed) para abraçar o futuro;
- única companhia no mundo que é tanto um banco quanto uma empresa de Internet;
- maior sistema de prevenção de riscos do mundo;
- suporte para 190 mercados, que usam 25 moedas correntes e 20 línguas;
- 15 mil parceiros bancários;
- quando os consumidores vêem um botão do paypal, é mais provável que eles comprem, porque sabem que sua informação financeira nunca vai ser compartilhada;
- 4 tendências que modelam fundamentalmente a forma como as pessoas compram e pagam: mobile, digital, local, social;
- US$ 4 bilhões vendidos por meio do aplicativo mobile do paypal em 2010.
Assista um pouco, abaixo.