Por Bruna Galati
Todos os anos acontece o CASE, maior evento de inovação e empreendedorismo da América Latina, que traz executivos de todas as regiões do Brasil para networking, trocas de experiências. Em 2022, há uma novidade entre os estandes para visita, o Female Founders – iniciativa inédita para trazer visibilidade para o protagonismo feminino nos negócios.
A ideia que busca ampliar as vozes femininas em um mercado ainda masculinizado, partiu de Jhenyffer Coutinho, fundadora da “Se Candidate, Mulher!”, startup de recursos humanos focada em empregabilidade feminina e impacto social.
Após trabalhar dois anos na organização do CASE, enquanto fazia parte do time da Abstartups, ela percebeu como a maioria dos negócios e dos estandes eram liderados por homens. De acordo com a pesquisa da Endeavor, divulgada no ano passado, os dados confirmam essa percepção: as mulheres representam apenas 4,7% entre os fundadores de startups.
“Como a Abstartups está com uma linha forte de diversidade e inclusão, questionei o que eles estavam fazendo intencionalmente para deixar esse ambiente mais múltiplo. Daí coloquei na mesa a proposta do Female Founders e eles toparam”, explica Jhenyffer Coutinho.
Female Founders: fomentar é preciso
O espaço tem 10 startups de segmentos variados, como a UX para Minas Pretas, edtech para empregabilidade de mulheres negras no digital; a Engagers, educação corporativa com gamificação; a Wilu, assistente digital de bem-estar, e a Santa Origem, plataforma de kits e brindes corporativos que engajam.
Denise Ditz, fundadora da Santa Origem, que já passou por grandes consultorias como Accenture e é ex-VP de Growth da Qulture.Rocks, conta que além da visibilidade de suas marcas, essas mulheres querem entregar propósitos. “Levaremos uma mensagem de união, de cooperação e de que as mulheres podem e devem empreender. Que a jornada é longa, mas que juntas somos mais fortes e sabemos do impacto e resultado que trazemos todos os dias ao ecossistema.”
E Jhenyffer Coutinho reforça: “Não estamos ocupando esse espaço apenas porque somos mulheres. É porque temos alcance e resultados em nossas startups e somos mulheres”.
O Female Founders também conta com a Se Candidate, Mulher, Lingopass, The News Squad, Meaning e Pentágono e com mentorias para mulheres, desafios, brindes e é um espaço de conexão entre essas startups, seus clientes, parceiros e investidores.