A FCJ, maior rede de venture builder do mundo, acaba de anunciar a criação do Discovery Innovation. O programa permitirá que as empresas deem início à inovação corporativa e se conectem às startups no modelo “sponsorship”, dentro de um ecossistema consolidado de inovação.
O objetivo do programa é transformar a cultura e o modo como as lideranças compreendem inovação corporativa. “Queremos fazer com que empresas saiam do estado analógico e se tornem digitais ao se aproximarem do ecossistema de inovação”, explica Paulo Justino, fundador e CEO da FCJ Venture Builder.
O diferencial do programa está em ser mais abrangente que os atuais modelos de “match” com startups, como nos programas de open innovation. Para Justino, não basta localizar a startup ideal para conectar com as corporações, é preciso ir além do processo de aproximação. “Um ponto fundamental é levar o conhecimento de inovação para todos os colaboradores da empresa, e não somente para um departamento ou setor”. Nesse sentido, o programa prevê uma série de treinamentos e capacitações, além de atividades práticas, como o “Investor Day”.
Programa Discovery Innovation
O Discovery Innovation é dividido em três categorias que visam atender às reais necessidades de cada corporação: plano básico, segmentado e global, e foca em aplicações de ferramentas que vão desde design sprint, open innovation até roadmaps digitais, tudo para garantir que as empresas estejam alinhadas dentro de uma cultura de inovação.
As ferramentas e processos do programa são baseadas em iniciativas do grupo FCJ, como a Innovster, empresa especializada em design sprint; a Bridge Brazil, especialista em softlanding; a Startup Estúdio, que produz soluções na área de desenvolvimento de softwares; e a FCJ Academy, plataforma de treinamentos para os colaboradores; além de acesso ao ecossistema de inovação do grupo e a participação nos eventos e atividades das Corporate Venture Builders que compõem a rede FCJ.
“Se as empresas não se prepararem para fazer a disrupção do seu negócio, elas serão vítimas da transformação digital”, pontua Júlio César Borges, diretor comercial da FCJ Venture Builder. “As empresas continuarão fazendo o que elas fazem, em seu core business, mas, com o programa, elas também passarão a pensar nos próximos três, cinco ou dez anos do negócio.”
As empresas que se interessarem pelo Discovery Innovation, 1º milha, também acompanharão o processo de seleção e desenvolvimento das startups que melhor se relacionarem com seu segmento e atenderem às suas dores e terão prioridade na aquisição de soluções, como “early adopters”.
“Essa é uma oportunidade de se adequar às mudanças de mercado, criar valor para a corporação e implementar novos serviços, produtos e tecnologias de forma inteligente”, finaliza Júlio César Borges, diretor comercial da FCJ Venture Builder.
Entre os benefícios do Discovery Innovation, estão a Prototipação de MVP para atender 3 desafios, match com startups internacionais e possibilidade de investimento nas startups. Para fazer parte do ecossistema, as empresas interessadas devem se cadastrar no site do programa.