Um dos primeiros textos do Startupi foi sobre o Power.com , serviço brasileiro que agrega em uma única interface várias redes sociais, com destaque para o Orkut. Entre as redes que agregava até o fim do ano de 2008 tinha o Facebook. Mas o acesso a essa rede social foi retirado após o Facebook entrar com um processo judicial no dia 31, véspera de ano novo.
O que acontece é que os termos de uso do site americano só permite acesso de terceiros via Facebook Connect. E o Power.com tem usado de outros tipos de acesso o que é irregular. Com o Facebook Connect, em tese, não se compromete a segurança e privacidade dos usuários da rede social.
Segundo matéria publicada no New York Times (*) as negociações entre ambas as partes falharam e algumas das vezes que o Facebook bloqueou acesso ao Power.com, o serviço brasileiro conseguiu contornar os bloqueios continuando a oferecer o acesso e infringindo novamente os termos de uso. Após o processo rapidamente o Power.com retirou acesso ao Facebook e informou estar trabalhando na implementação do Facebook Connect.
Os acontecimentos desta última semana são uma consequência de algo que já havia sido discutido naquele primeiro texto. As formas de acesso que o Power.com usa nas redes sociais não são sempre oficiais. E isso tem deixado os adminstradores destes sites preocupados.
O serviço é interessante o suficiente para ter chamado atenção de inúmeros blogs e sites internacionais. Afinal consegue reunir seu grafo social em uma única interface, algo que facilita a vida de muita gente e que é o “sonho” de muita rede social. Vamos acompanhar o andamento do assunto de perto e agradeço a todos que enviaram essa sugestão de texto.
(*) pode ser necessário cadastro gratuito.