O número de usuários do Facebook vem crescendo rapidamente no Brasil e, em especial, na Índia. O Orkut ainda é a rede dominante no mundo no Brasil e na Índia, mas sua taxa de crescimento baixou – apesar de o número de usuários continuar milhões à frente do Facebook ou MySpace.
O Orkut tem mais de 22 milhões de usuários só no Brasil (conforme divulgado pelo site e no artigo publicado em MediaPost, com números fornecidos pela comScore), enquanto o Facebook tem pouco mais de 1 milhão (a metade foi conquistada em 2009). Outras fontes falam que a base de usuários do Orkut no Brasil chega a 37 milhões. Na Índia, o Facebook tem 3,2 milhões de usuários e o Orkut, 14,5 milhões.
Motivos – Além do fator novidade, que fez muitos brasileiros orkuteiros e não-orkuteiros adotarem o Facebook, outro motivo que parece contribuir para o crescimento do Facebook é sua plataforma muito mais robusta, bem acabada e atraente que a do Orkut. Levando em conta a API para aplicativos e a portabilidade do grafo social, desenvolvedores contam com mais e melhores possibilidades no Facebook Connect e Facebook Platform, comparando com o Google Friend Connect e OpenSocial. Tudo isso proporciona, por exemplo, que os aplicativos sociais fiquem muito mais integrados à experiência de uso do Facebook, não como um componente extra.
A usabilidade do Facebook foi importante para o aumento no número de campanhas e formas de entretenimento que utilizam aplicativos. Ou seja, o Facebook está se tornando de forma muito mais natural, intensa e rápida uma central da experiência online do usuário, um ponto de partida e chegada, um ambiente de atividades e integração baseado em amigos, não em algoritmos de busca.
Outras redes – Quem passou a despontar na corrida do crescimento é o Twitter, uma plataforma muito mais sintética, básica, simplista, em função da qual outros serviços web passaram a existir. Segundo a comScore, em março o Twitter ocupava o quarto lugar (empatado com Fotolog em 5%) em alcance entre os usuários de Internet no Brasil, ficando apenas um ponto percentual abaixo do Sonico, que só fica (muito) abaixo do MSN/Live e do Orkut. Entretanto, especialistas estimam que, devido à adoção do Twitter em iniciativas nacionais e a uma série de matérias nacionais sobre ele em revistas impressas e canais de TV aberta, o alcance do Twitter no Brasil já subiu para 9%, colocando-o como terceira rede social com maior número de usuários.
Já o número de usuários do MySpace no Brasil parece ter, conforme a BillBoard, alcançado 2,5 milhões, ou ainda 7 milhões, na palavra do diretor executivo do site no Brasil. De qualquer forma, o encerramento dos projetos especiais locais de conteúdo e propaganda devem esfriar a taxa de crescimento do MySpace.