A empresa de inteligência artificial Vicarious acaba de receber uma rodada de investimentos liderada por Mark Zuckerberg, do Facebook, o ator Ashton Kutcher, conhecido por seu interesse em startups e Elon Musk, fundador da Tesla, fabricante americana de carros elétricos.
A rodada vem quase um mês depois do Google ter adquirido a Deep Mind, também focada em inteligência artificial por estimados US$ 400 milhões.
A Vicarious anuncia em seu site que está desenvolvendo uma máquina que terá um software com princípios computacionais baseados no cérebro humano. “Nossa primeira tecnologia é um sistema de percepção visual que interpreta o conteúdo de fotografias e vídeos de maneira similar a de humanos”, diz o anúncio do site da empresa.
O Facebook já usa software de inteligência artificial para fazer reconhecimento facial em suas fotos. Há pouco tempo, a companhia também contratou Yann LeCun, um pesquisador de ciência da computação conhecido por seus trabalhos com inteligência artificial.
“Dizemos aos investidores que hoje os seres humanos fazem muitas coisas que computadores deveriam fazer”, afirmou o cofundador da Vicarious Scott Phoenix ao jornal Wall Street Journal. Ele também afirmou que espera que computadores consigam um dia ter habilidade de completar tarefas de alta dificuldade como encontrar curas para doenças, mas que a curto prazo a ideia é que as máquinas reconheçam objetos, formatos e texturas.