Turismo, audiovisual, moda, design gráfico, software, publicidade e mídias interativas fazem parte do escopo da aceleradora carioca chamada de Experimental. O objetivo é transformar em empresas lucrativas as ideias de setores culturais e criativos.
A Experimental aporta R$ 10 mil em troca de um percentual da empresa para acelerá-la durante 4 meses, depois dá mais 12 meses de suporte à gestão.
A Experimental ADVenture representa o inicio de uma nova geração do movimento empreendedor da economia criativa carioca. Essa economia não é feita de máquinas, organizações complexas e recursos escassos, mas sim feita de ideias, de criatividade e inovação, ou seja, depende de pessoas para acontecer.
Foi pensando nisso, que o empreendedor de ideias Alan James criou em 2008 a Experimental, que até 2011 atuou como uma incubadora de empresas inovadoras de publicidade e mídia. Desde a sua criação a Experimental vem trazendo o conceito de uma nova economia que está se desenvolvendo no país e no mundo.
Em 2012, a Experimental se reinventou por meio de um novo posicionamento no mercado como aceleradora de negócios. Juntamos o propósito e a experiência em acelerar o desenvolvimento de novas empresas, a uma metodologia de aceleração 2.0 para fazermos produtos e serviços da nova economia decolarem mais rápido em nosso ambiente. Além do time da Experimental, uma série de mentores complementam o trabalho oferecido.
“Startups ligadas à Economia Criativa poderão participar ao longo de 2 meses de etapas envolvendo oficinas de negócios, apresentações de pitching e entrevista com o nosso time. No final do processo selecionamos as empresas com melhor desempenho para participar do nosso programa de aceleração”, posiciona João Marcos, integrante do time da Experimental responsável pela busca e seleção de projetos.