No palco principal da Web Summit Rio, Gabriela Comazzetto, gerente de operações de negócios do TikTok para 13 mercados na América Latina, falou sobre o impacto da plataforma na região. Ela destacou como o TikTok está redefinindo não apenas a disseminação da cultura, mas também a dinâmica do comércio e do entretenimento.
“Estamos em um momento de transformação. Estamos passando de uma cultura de cima para baixo – uma cultura que era dos poucos para os muitos – para uma verdadeira democratização da cultura. Estamos passando da publicidade disruptiva que interrompe nossa navegação para uma publicidade muito mais imersiva e colaborativa”, afirma a executiva.
Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais globalmente, sendo quase cem milhões só no Brasil, o TikTok conseguiu se consolidar como a terceira maior plataforma de mídia social do mundo. Gabriela salientou que o TikTok foi o fenômeno de crescimento mais rápido na América Latina em 2023, indicando sua crescente influência na região.
TikTok como plataforma de entretenimento, não rede social
Além disso, Gabriela destacou como o TikTok não é apenas uma plataforma de mídia social, mas sim um espaço de entretenimento. “Estamos usando tecnologia para encontrar pessoas e passando da segmentação por cookies para realmente construir conexões entre marcas, comunidade e criadores. Estamos passando do comércio apenas por transação para o que chamamos de comércio comunitário, onde o comércio é influenciado pela comunidade. E o TikTok está no centro dessa mudança”, acrescenta Gabriela.
Um conceito chave discutido por Gabriela foi o “shopper-tainment”, onde a venda de produtos é integrada ao entretenimento. Isso não apenas torna a experiência de compra mais divertida e envolvente, mas também aumenta as vendas, pois os consumidores se sentem bem durante o processo de compra.
“Não se trata apenas de vender ou entreter; trata-se de vender por meio do entretenimento. Então as marcas hoje que estão tendo todo esse sucesso entenderam como fazer essa comunicação, como se envolver profundamente com a comunidade e, consequentemente, estão vendendo mais e mais. Walt Disney uma vez disse, ‘as pessoas gastam dinheiro onde e quando se sentem bem’, e é isso que o TikTok é. As pessoas vêm para a plataforma e dizem que o TikTok eleva seus espíritos”, afirma.
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