O Heat Group, holding de Food Service que acaba de ser criada pelos ex-executivos do Burger King, Gabriel Carvalho e Gustavo Reichmann, levantou R$ 100 milhões com um pool de cinco investidores para consolidar marcas do segmento de alimentação no Brasil e no exterior. O primeiro movimento do novo grupo é a aquisição do controle da Fazenda Churrascada, operação que visa fortalecer a marca e acelerar o seu crescimento de forma estruturada.
Além de Gabriel e Gustavo, o Heat Group recebeu aporte de outros três investidores. Entre eles, está a gestora de crédito Solis Investimentos, que quer reforçar a sua presença em crédito estruturado. A Churrascada, marca criada pelo grupo UMAUMA, nasceu em forma de evento – se tornando o maior festival de churrasco do mundo, se materializou no restaurante Fazenda Churrascada e, mais recentemente, se desdobrou em outros negócios, como a Churrascada do Mar e o Rancho Churrascada – ambos seguirão sob o comando da UMAUMA
Do Burger King ao Heat Group
O Heat Group nasce com uma bagagem nacional e internacional no segmento. Entre 2011 e 2017, Gustavo ocupou diversas posições executivas no Burger King, o que inclui uma passagem de um ano pelo Reino Unido, onde foi CEO da marca no país. Já Gabriel começou na empresa em Miami, também em 2011 até se tornar CFO da operação no Reino Unido em 2016, formando dupla com Gustavo.
Os dois executivos contam que conversavam há cerca de um ano sobre o projeto da holding. Nesse período, além de negociar com investidores, Gabriel e Gustavo analisaram diversos ativos do segmento de food service e varejo dentro e fora do Brasil em busca de marcas com potencial de crescimento, mas foi dentro de casa que encontraram o primeiro target: a Fazenda Churrascada. Gabriel já era sócio do negócio desde 2020. Além desse restaurante, possui sociedade em vários outros de São Paulo e atua também como apresentador do Programa Match Gastronômico, na rádio Jovem Pan.
“A marca Churrascada foi a que brilhou os nossos olhos, porque tem capacidade para expandir por outras praças no Brasil e também Internacionalmente. Nossa ideia é desenvolver aquilo que definimos como o ‘ecossistema do churrasco’. A Fazenda não é apenas uma rede de restaurantes, mas todo um universo de experiências e produtos voltados para o Churrasco, o que cria uma potencial geração de valor em vários segmentos de consumo”, explica Gustavo.
Além de organizar o maior festival de churrasco do mundo, a Fazenda Churrascada conta hoje com cinco unidades no país, nas praças de São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília e Campo Grande. O grupo deve faturar R$ 150 milhões este ano, um crescimento de mais de 20% com relação ao ano de 2023 que já havia crescido mais de 50% em relação a 2022.
“A chegada do Heat Group traz uma nova energia à rede. Chegamos com a cabeça de que é preciso crescer e que sabemos como trilhar esse caminho, porque foi o que o Gustavo e eu fizemos lá no Burger King. Ao mesmo tempo, como eu permanecerei à frente do negócio, tanto como operador quanto como investidor, temos a garantia de continuidade, de que não haverá uma quebra de ciclo ou perda da nossa gestão que entrega resultados bem acima da média do mercado”, diz Gabriel.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!