A eÓtica, primeira ótica on-line do Brasil, anuncia o recebimento da primeira rodada de investimentos da Kaszek Ventures e do investidor-anjo Kai Schoppen. Com o aporte, a loja virtual com produtos variados de linha ótica amplia sua atuação e lança o Clube da Lente, modalidade inédita de assinatura e refil de lentes de contato.
O Clube da Lente é um modelo inovador que ajuda o usuário a solicitar o produto e receber regularmente em casa, sem ter que se preocupar em comprar e esperar dias por um novo par de lentes. “Além disso, o cliente não precisa se deslocar até uma loja física para fazer isso, tendo toda a comodidade, conforto e segurança garantida durante esse processo. Com isso, nosso objetivo é impulsionar a venda de lentes em até 200%”, explica Bruno Ballardie, CEO e co-fundador da eÓtica.
De acordo com o executivo, o mercado ótico brasileiro só tende a crescer. “A expansão deste setor específico do e-commerce é tão forte que já estimamos um faturamento de R$ 1 bilhão até 2016, sendo que nossa meta é atingir 40% deste total, com R$ 400 milhões”, acrescenta o executivo.
A partir de agora, os clientes cadastrados no Clube da Lente contarão com o benefício de receber automaticamente lentes durante os meses desejados, com frete grátis em todas as compras e desconto de até 20%. O pagamento poderá ser realizado por cartão de crédito, sendo possível o cancelamento do pedido a qualquer momento quando solicitado. Além disso, o cliente tem o preço promocional garantido por no mínimo 1 ano.
Criada no final de 2011, a eÓtica apresenta crescimento médio de 40% por mês e estima mais de 10 mil assinaturas até no final de 2013. Com expectativa de atrair 100 mil usuários em 2013, a empresa oferece uma vasta diversidade de óculos de sol e de grau, lentes de contato e acessórios para todo o Brasil. Serão mais de mil modelos de óculos disponíveis até final de agosto, cujas marcas principais são Ray Ban, Vogue, Nike, Absurda, Calvin Klein, Diesel, HB, Lacoste, Michael Kors, Mormaii.
“O comércio on-line de produtos óticos é um mercado extremamente promissor por envolver diversas categorias, desde moda e acessórios até saúde e estética. Em vez de ir até a loja física, o consumidor pode comparar uma grande variedade de produtos e comprar a solução ideal para ele de forma fácil, prática e segura pela Internet”, assinala Eduardo Baek, diretor de operações e cofundador da empresa.
Para melhor atender o cliente, a eÓtica dispõe de atendimento personalizado via e-mail, telefone e mídias sociais, além de oferecer marcas renomadas nacionais e internacionais e ampla variedade de opções na vitrine de produtos. Caso o usuário não fique satisfeito com o produto, ele pode fazer a devolução num prazo de 30 dias, sem custo adicional.
A startup foi fundada por Bruno Ballardie Oliveira e Eduardo Baek, que tem como sócio Bruno Santilli e, como conselheiros e investidores-anjo, Kai Schoppen, ex-CEO do BrandsClub, e Florian Otto, ex-CEO do Groupon no Brasil.
Bruno Ballardie – CEO e cofundador da eÓtica
Formado em Ciências da Computação pela USP, Bruno Ballardie tem mais de sete anos de experiência em desenvolvimento de produtos e TI. O executivo fundou JetSet Club, o primeiro website de vendas exclusivas do Brasil focado em viagens de luxo, bem como o Quaestor Business Solutions, firma de consultoria especializada em BI SAP. Com Eduardo Baek, Ballardie teve a ideia de criar a eÓtica ao perceber que não havia uma forma fácil, acessível e prática para se comprar produtos óticos no Brasil.
Eduardo Baek – COO e cofundador da eÓtica
Empreendedor nato, Eduardo tem mais de oito anos de experiência ao fundar e dirigir uma startup na indústria de construção que, em cinco anos, alcançou o top 10 das empresas de construção no segmento de luxo. Conta com vasta experiência no mercado de moda, com especialização em operações de Global Supply Chain e implementação de ERP. O executivo tem também passagem na consultoria Value Partners, em que desenvolveu projetos em várias indústrias, como alimentícia, bancária, Telecom e Internet. É formado em Engenharia Industrial pela USP e é mestre em administração pela Universidade de Stanford.
Bruno Santilli – sócio da eÓtica
Com 11 anos de experiência no ramo ótico, Santilli trabalhou em uma grande rede do varejo ótico do Brasil, além de ter atuado durante oito anos na logística de produtos óticos de marcas renomadas, bem como no desenvolvimento de produtos de marca própria. O sócio da empresa é bacharel em administração de empresas pela FAAP, com pós-graduação em administração financeira e contábil pela mesma instituição.
Sobre a eÓtica
A eÓtica é a primeira ótica on-line do Brasil, com modelo de negócios e relacionamento com o consumidor diferenciados. A vitrine da loja virtual conta com uma ampla variedade de cores, estilos e tipos de lentes, óculos de sol e grau, acessórios e estojos, fabricados pelas principais marcas nacionais e internacionais. Com média de 40% de crescimento por mês, a eÓtica foi fundada no final de 2011 para solucionar uma lacuna do comércio ótico, de oferecer uma solução para se comprar produtos dessa linha de forma segura, prática e acessível. Com aporte da Kaszek Ventures, a empresa lançou recentemente o inovador Clube de Lentes, que consiste em fidelizar clientes em um sistema inédito de assinatura de lentes de contato.