Há alguns dias, recebi a visita de dois jovens entusiastas do empreendedorismo. Após estudarem e trabalharem nesta área, tanto no Brasil como no exterior, resolveram facilitar a vida de novos empreendedores. Agora, estão propondo como primeiro produto uma rede social que mistura catálogo virtual com cartões de visita, CRM, guia B2B e ranking de clientes satisfeitos. Conheçam a Empreendemia.
A Empreendemia é uma rede de contatos profissionais em que sua empresa pode organizar os contatos de clientes e fornecedores de forma rápida e simples, conhecer novas empresas e realizar novos negócios e promover a reputação da sua empresa através de avaliações de quem já fez negócios com ela.
Millor Machado e Luiz Piovesana conheceram-se na Unicamp. Apaixonados por empreendedorismo, logo reuniram suas ideias e planos. Montaram uma equipe, um produto, uma empresa. Update: Em abril desse ano, conheceram Mauro Ribeiro, responsável pelo layout e programação do sistema, tornando possível a viabilização da ideia.
Como surgiu a “epidemia de empreendedorismo”
Millor: “Tudo começou quando eu estava estudando em Babson, perto de Boston, estudando empreendedorismo e assuntos relacionados. Eu estava pensando em abrir uma consultoria com o Luiz, para ajudar pequenas empresas, porque o mercado é muito grande. Neste curso, tinha um argentino que disse que não ia dar certo se não tivesse um foco, um nicho. Aí que percebi a grande vantagem de se ter contatos com outros empreendedores, falar sobre as ideias de negócio, colher feedback.
Luiz: “Na época, eu estava fazendo um estágio de empreendedorismo em um Instituto na Alemanha., pesquisando sobre o empreendedorismo no mundo. Quando o Millor me falou sobre feedback entre empreendedores, sugeri a ele que visse o site do GoBigNetwork, uma rede para ligar empreendedores a quem pode prestar serviço s a eles, consultores e investidores. Aí ele falou que era isso mesmo que ele queria fazer, combinamos de iniciarmos quando estivéssemos de volta ao Brasil.
Um tempo depois, começamos a nos dedicar totalmente ao projeto. A gente não sabia programar muito bem, então a gente montou mais ou menos a ideia do sistema no PowerPoint e saiu mostrando para todo mundo. Aí a gente começou a receber feedback e ser apresentado a outras pessoas e começamos a montar nossa equipe – temos duas pessoas que construíram o sistema”.
Para que serve a Empreendemia
Milllor: “A Empreendemia é uma empresa que está lançando uma rede onde seguiremos basicamente o conceito do cartão de visita virtual para facilitar a forma como os negócios são feitos. O usuário cria um perfil, tem seus contatos, dados deles, acesso às empresas. Fica muito mais fácil gerenciar seus contatos por meio de uma lista rápida de fornecedores, por exemplo, e ver os telefones deles. O usuário ainda pode adicionar anotações aos contatos, como lembretes de ‘telefonar amanhã’, e usá-las sem limite, juntando um histórico. Pode ainda usar como uma lista ‘to-do’.
Essa parte do sistema acaba sendo tipo um CRM, mas na rede da Empreendemia você não apenas mantém os seus contatos: os próprios donos dos perfis fazem a atualização de telefones, endereços, websites, por exemplo. Além disso, você pode trocar cartões de visita virtuais com profissionais que ainda não são seus contatos, encontrando-os por meio da busca de empresas por setor. Essa lista vai ser ordenada pela reputação, a partir da avaliação feita pelos clientes daquela empresa. Quem faz bons negócios, vai ganhar mais votos e aparecer primeiro na lista. O foco é B2B, empresas que fazem negócios com empresas. A rede tem ainda uma vitrine de produtos, onde cada empresa pode mostrar o que vende”.
Empreendemia ainda está em fase beta apenas para convidados. Experimente navegar pela interface e, caso queira convite, deixe seu nome aqui nos comentários.
Acompanhe a Empreendemia no Twitter.