A Darwin Startups, que atua no desenvolvimento de negócios estratégicos do ecossistema de inovação no Brasil, está promovendo o Emma Project, iniciativa que visa reduzir a desigualdade de gênero no cenário empreendedor. Apesar de as mulheres representarem 51,2% da população brasileira, segundo o IBGE, apenas 24% dos fundadores de startups são mulheres, conforme revela o estudo “Mapa do Empreendedor”, divulgado pelo Startup Copilot.
Para transformar esse cenário, a Darwin lança o programa focado em capacitar e acelerar startups fundadas por mulheres, promovendo mentorias e conexões estratégicas.
O objetivo do Emma Project é impactar 5 mil mulheres até 2030, capacitar 2 mil, pré-acelerar 600, acelerar 200 e conquistar investimentos para 50 delas. A iniciativa prevê a expansão do programa para América Latina e África Lusófona a partir do segundo ano. “Queremos a partir do segundo ano, estender o programa que inicialmente começa no Brasil, para América Latina e posteriormente para a África Lusófona, com o intuito de alcançar o sul global”, revela Emília Chagas, diretora de Projetos da Darwin Startups.
O nome do projeto homenageia Emma Darwin, esposa e principal incentivadora de Charles Darwin. Apesar de sua contribuição fundamental, como tantas outras mulheres da história, Emma foi esquecida pelas convenções da época. O Emma Project nasce para honrar esse legado e dar visibilidade às mulheres que estão mudando o mundo com suas ideias.
“Atualmente, 25% do nosso portfólio de mais de 100 startups investidas possui mulheres no quadro de fundadores, enquanto somente 11% são CEOs. Diante destes questionamentos e incomodadas com as estatísticas e a realidade que nos cerca, decidimos fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 para escalar nosso compromisso e desenvolver esta iniciativa para que pudéssemos ajudar mais mulheres a acessarem esse ambiente de negócios, mercado e investimentos”, destaca Emília.
A iniciativa também reconhece os desafios culturais enfrentados pelas mulheres, como a sobrecarga de responsabilidades e a dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional.
Emma Project está com inscrições abertas até 30 de outubro
O Emma Project está com inscrições abertas até o dia 30 de outubro. O programa é voltado para mulheres com ideias em estágio de validação ou negócios em fases mais avançadas, oferecendo mentorias, suporte psicológico e webinars com grandes nomes do mercado. A iniciativa visa criar uma comunidade de apoio e incentivo às mulheres empreendedoras, sem perder de vista a necessidade de gerar negócios e ampliar o acesso ao capital.
Além disso, empreendedoras do portfólio da Darwin atuarão como mentoras, compartilhando experiências e auxiliando as participantes em suas jornadas.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!