* Por Rodolfo Carvalho
Desde o dia 24 de março de 2020, o Governador do Estado de São Paulo decretou quarentena de 15 dias para todos os cidadãos. Isso significa que ficaremos, nesse período, com comércios não essenciais fechados, ruas quase desertas e, claro, a maior parte dos trabalhadores se adaptando ao home office.
Por isso, o desafio é geral: gestores, que precisam aprender a coordenar à distância; equipe, que terá ainda mais autonomia e precisará de disciplina total para entregar performance; e, claro, para a sociedade como um todo, que passará por dias árduos, mas em prol de um bem maior.
Por isso, a provocação desse artigo é para a primeira ponta da cadeia que citei. Como gestores devem entender a importância do reconhecimento para times remotos e o quanto pequenas atitudes podem gerar engajamento e aumento de performance?
O primeiro item que devemos prestar atenção é que nessa crise, muitas empresas perderão clientes e mercado. Daí a importância de se manter um time que entenda claramente a situação atual, pensando em trabalhar ainda com mais afinco, para que o negócio possa passar por esse momento e chegar ao outro lado de maneira saudável.
Além disso, há um sentimento de “pânico” no ar, pois muitas pessoas estão sendo dispensadas de seus cargos. Por isso, se sua empresa puder promover ações de reconhecimento, que não se resumam a valores monetários, poderá gerar um sentimento de pertencimento e conforto para a equipe.
Como disse acima, os tempos são complicados e veremos mudanças drásticas em negócios nos próximos meses. Mas o que não muda é que o fator humano é quem faz a diferença em situações de crise. Por isso, valorize quem está ao seu lado e poderemos chegar de maneira renovada ao outro lado 😉
Rodolfo Carvalho é CEO da Incentivar.io, primeiro software de incentivo do Brasil.