Em meados de 2009, a Templum, consultoria sediada em Campinas (SP), buscava escala no mercado de treinamentos corporativos e implementação da norma ISO 9001. Ao buscar clientes grandes para a implementação da norma, a empresa esbarrava na concorrência de grandes empresas do setor, o que os obrigava a diminuir o valor da consultoria e, conseqüentemente, as margens de lucro.
A Templum decidiu, então, apostar suas fichas na construção de uma plataforma online. Nasceu aí a ISO Online, em fevereiro de 2010. Em dois anos de atuação, a empresa conquistou 400 clientes e seu faturamento, que era um pouco mais de R$ 100 mil, está com a projeção de R$ 4,5 milhões para 2012.
A plataforma ISO Online simplifica o processo de implementação ISO 9001, cuja implementação tradicional é feita por consultores in loco nas empresas. Com ela, a consultoria é feita 100% através do site, que tem todo o material necessário para o empresário realizar a implementação e, depois, a certificação.
Um dos maiores diferenciais do sistema é o valor cobrado, bastante reduzido se comparado às consultorias tradicionais. Desta forma, micro e pequenas empresas passaram a buscar a certificação para conseguir uma melhor posição no mercado e buscar soluções na gestão, principalmente a de qualidade.
De acordo com Igor Furniel, diretor-executivo da Templum, em pesquisa realizada pela empresa identificou-se que 30% dos clientes usuários da plataforma possuem um índice de satisfação e aceitação que ultrapassa 90%. “Como eles falam de maneira espontânea sobre a ISO Online, acabam indicando outras empresas. Temos cerca de 130 clientes que chegaram até nós dessa forma”.
A ISO Online foi lançada em fevereiro de 2010 e implementa, atualmente, a ISO 9001 em cerca de 400 empresas. Além da ISO 9001, a consultoria também implementa a ISO 14001 (de gestão ambiental) e outros sistemas de gestão.