Na quinta-feira, 20 de outubro, aconteceu a primeira edição presencial do Bossa Corp, evento realizado pela Bossanova Investimentos – a venture capital mais ativa da América Latina -, para conectar startups de seu portfólio com algumas das maiores corporações do país. Comandado por Monnaliza Medeiros, head de Mercado e Portfólio da Bossanova, o evento foi palco de grandes debates sobre inovação e sediou conexões de negócios com algumas das empresas que mais contratam startups no Brasil.
Ao todo, foram realizadas 93 reuniões de negócios entre as 60 startups presentes e 15 grandes corporações das que mais apostam em startups no país. Além das empresas do ecossistema Bossanova, estavam presentes Ambev, Pague Menos, Amil Dental, Banco BMG, Banco Carrefour, Dell, Natura&Co, Microsoft, iFood, ArcelorMittal, Magalu, Faber-Castell, Grupo Fleury, TOTVS, Grupo SBF e Ser Educacional.
“Para a Bossanova, o Bossa Corp de ontem foi uma grande oportunidade de continuar cumprindo sua missão: democratizar o Venture Capital. O evento foi incrível e teve bastante representatividade de corporações e startups. Finalmente, a gente enxerga um nivelamento entre ambos os mercados”, comenta Antonio Patrus, diretor da Bossanova.
Uma das startups participantes do Bossa Corp foi a PedBot, plataforma de automação de vendas via redes sociais focada no mercado farmacêutico. Rudy Tedeschi, CEO da empresa, comentou a participação no evento: “o evento foi muito importante para nós. Conseguimos nos conectar com corporações que têm sinergia com o nosso negócio, coletamos feedbacks, aprendemos muito e conhecemos outras startups que fazem parte desse ecossistema”, diz.
Reuniões no Bossa Corp
Durante o evento, ocorreram palestras simultaneamente com as rodadas de negócios, e as corporações apresentaram, cada uma, um pitch de três minutos, apresentando suas iniciativas de inovação aberta e convidando as startups a participarem.
“Conseguir traduzir a linguagem das startups para as corporações sempre foi um desafio e, felizmente, cada vez mais, pessoas preparadas ocupam posições em setores de inovação dentro dessas empresas e facilitam significativamente essa comunicação. No Bossa Corp, colocamos num mesmo espaço corporações e startups, em imersão na busca conjunta por benefícios recíprocos”, afirma Patrus.
Uma das iniciativas apresentadas durante o evento foi o Dell para Startups, voltado para contribuir com a jornada de crescimento das startups em solo nacional. As inscrições são gratuitas e toda startup em território nacional que tenha até 99 funcionários podem se inscrever. Para aceleradoras, incubadoras e hubs de inovação que queiram fazer parte do ecossistema da Dell Technologies, não há restrições para tamanho ou área de atuação.
“Para a Dell é muito importante estarmos aqui. Queremos cada vez mais fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo no Brasil, e a parceria com a Bossanova está nos ajudando nesse caminho”, comenta Guilherme Colombo, diretor de Startups da Dell para o Brasil.
A Ambev também apresentou sua plataforma de inovação. Por lá, as startups podem participar de desafios de inovação aberta e se inscreverem para as rodadas da aceleradora 100+, voltada para negócios sustentáveis que tenham sinergia com os negócios da maior fabricante de bebidas do mundo.
“Pelos feedbacks que recebemos, para nós, ficou claro que a cooperação entre elas é o caminho do futuro. A sinergia é muito grande e as possibilidades infinitas. Transparência e clareza na comunicação definem as interações entre as empresas que aconteceram no Bossa Corp. Foram trocas oportunas, que geraram valor para os dois lados, com perspectivas claras de criação de relacionamentos sustentáveis e perenes”, diz o diretor da Bossanova.
Grandes empresas com fundos de investimento também estiveram presentes. É o caso do Faber-Castell Ventures, fundo destinado ao investimento em startups de educação, que recentemente realizou seu terceiro aporte em edtechs.
“Muito mais do que uma batalha entre incumbentes e insurgentes, a relação de corporações e startups tem tudo para ser catalisadora de grandes mudanças e melhorias socioeconômicas. É nisso que acreditamos. A próxima edição acontecerá em uma arena dentro do próximo Bossa Summit e a intenção é que a recorrência do Bossa Corp seja trimestral”, finaliza Patrus.