O alcance da categoria de comércio eletrônico chegou a 61% dos usuários brasileiros em agosto de 2013, segundo dados divulgados pelo Ibope como lançamento de uma nova medição de pesquisa, o Ibope e-commerce nesta semana. Vale lembrar que, segundo a última aferição do Ibope, o número de usuários de internet já ultrapassa os 100 milhões.
Sites das lojas de varejo obtiveram o maior tempo médio de visita, com 59 minutos. “Dispositivos como smartphones e tablets já representam 65% e 34%, respectivamente, dos aparelhos também utilizados para busca de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no país”, declarou Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-commerce, em comunicado.
Nos primeiros seis meses de 2013, os homens foram os que mais compraram produtos na internet – esse contingente foi responsável por 51% das transações. “Apesar da classe C estar em ascensão, a divisão AB ainda representa a maioria deste universo, com 64% das compras efetivadas pela web. Considerando a faixa etária dos consumidores, nota-se que 62% encontra-se na faixa de 15 a 34 anos”, diz o Ibope.
Entre os setores que mais venderam produtos pela internet nos primeiros seis meses de 2013 destacam-se os de Cultura com 26%; vestuário e calçados, com 15%; e informática, com 7%. Em faturamento, o setor de eletrônicos obteve o maior índice, com 23%, sendo que o ticket médio por compra foi de R$ 1.263.
A ideia desse novo grupo de e-commerce do Ibope é acompanhar o comportamento do internauta em sites de comércio eletrônico para entender, detalhadamente, o comportamento dos consumidores durante todo o processo de busca, análises de alternativas e decisão de compra de produtos pela internet.