Tendência de consumo inédita no País, que se baseia na convergência entre redes sociais e a compra de produtos em renomadas lojas do varejo, o DropGifts é uma plataforma totalmente integrada ao Facebook e aplicativos de smartphone oferecendo uma maneira diferente de presentear os amigos com vales-presentes de grandes marcas em celebrações especiais, como aniversários.
O lançamento da plataforma no Brasil acontece esta semana, simultaneamente em 20 países de cinco continentes. Na Alemanha, Inglaterra, França e Itália, já está funcionando desde março. A empresa prevê a movimentação de 10 milhões de vouchers no primeiro ano.
Em seu primeiro ano de operações, o DropGifts, que conta com investimento do fundo alemão Rocket Internet, espera movimentar aproximadamente 10 milhões de vales-presentes com todos os seus parceiros de diferentes valores. Apenas nos Estados Unidos, o mercado movimentou US$ 97 bilhões em 2010, apresentando crescimento de 12% em relação aos 12 meses anteriores.
Para Fabio Modolo, fundador e diretor responsável do DropGifts no Brasil, o principal objetivo da empresa é facilitar a forma de presentear, especialmente para aqueles que deixam a compra sempre para última hora. “Com a plataforma, todos os lados saem ganhando de alguma maneira. Para o amigo, é uma maneira fácil, criativa e barata, em alguns casos gratuitamente, de parabenizar e presentear os aniversariantes com o presente certo de grandes lojas, comoCentauro, Mobly e Giuliana Flores”, explica o executivo.
Por sua vez, os varejistas parceiros encontram na empresa um modelo para aproveitar a fidelização da marca nas redes sociais, além de entender melhor o hábito de seus clientes e efetivamente gerar vendas. A partir da tecnologia desenvolvida pelo DropGifts, a plataforma consegue segmentar os consumidores e aproximar uma marca de seu público-alvo. “O parceiro pode usar uma plataforma com grande número de usuários, e capacidade suficiente de segmentação para divulgar sua marca e criar um vínculo com o consumidor. É uma ação de relacionamento de baixo custo que muitas vezes o vale-presente é usado como parte do pagamento de uma compra com tíquete médio maior que o resgatado”, ressalta Modolo.
O modelo usado pela plataforma oferece vales-presentes entre R$ 5 e R$ 50, que disponibiliza aos amigos adicionados no Facebook do aniversariante. “Quando o usuário entra no DropGiftspara resgatar os vales-presentes, as pessoas ligadas pelo Facebook são alertadas por meio do mural e convidadas a contribuir no presente. Desta maneira, a integração com a rede social permite uma forte viralização tanto do evento como da marca”, acredita o fundador.
Como funciona
Integrado ao Facebook, o DropGifts notifica os aniversários de amigos e familiares do usuário via Facebook e via smartphone. Para cada aniversariante, seus amigos podem escolher vales-presentes de grandes marcas, gratuitos ou pagos. Após cada contribuição de um amigo para o presente, automaticamente o DropGifts posta uma mensagem no mural no Facebook do aniversariante avisando que ele ganhou um presente, e convidando seus amigos para contribuir para seu presente, viralizando a celebração do aniversário e o volume de presentes recebidos. Após o aniversário, o usuário recebe o vale-presente que pode ser resgatado em lojas físicas ou virtuais das empresas parceiras.
Sobre o DropGifts
Startup global com lançamento simultâneo em mais de 20 países, o DropGifts é uma plataforma inovadora de distribuição de vales-presente de grandes marcas, disponível para os mais de 30 milhões de usuários do Facebook no Brasil. Os usuários do Facebook podem celebrar o aniversário de seus amigos e presenteá-los com vales-presente virtuais. Com investimento do fundo alemão Rocket Internet, a empresa opera, além do Brasil, em países como Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Holanda, Espanha, Austrália, África do Sul, Turquia e Índia.