Desde segunda-feira (6/4) os domínios .net.br estão disponíveis para pessoa física. É uma mudança interessante do CGI.br (Comitê Gestor da Internet) já que antes essa extensão de domínio era reservado apenas às empresas de telecomunicações.
A abertura é gradual. Quem já tinha um domínio .com.br registrado antes de 6 de abril de 2009 poderá requerer seu equivalente .net.br até 27 de Outubro. Após essa data qualquer um poderá registrar domínios .com.br existentes. Atualmente existem cerca de 1,5 milhão de domínios .com.br registrados.
O CGI.br tem facilitado a vida de quem quer ter seu próprio endereço na internet. Da burocracia de precisar de CNPJ para os .com.br, no ano passado liberaram para pessoas físicas. E agora o mesmo acontece com o .net.br.
Trata-se de um grande avanço e facilita a criação de novos negócios na internet por desburocratizar o processo. Lá fora o sistema de registro de domínios é bem mais aberto. Há vários registars (entidades responsáveis por registros de domínios) que competem em preço e outras coisas.
Aqui no Brasil o processo é todo centralizado no Registro.br. Outras empresas podem oferecer o registro, mas não há competição, podemos assim dizer. Elas são apenas “vendedoras” do Registro.br. Qual a próxima etapa? Permitir mais registars no Brasil.