A organização de eventos é uma tarefa complexa que demanda tempo e esforço. Pensando nisso, a startup Doity desenvolveu uma plataforma de eventos completa para simplificar esse processo, proporcionando uma experiência prática e agradável para organizadores e participantes. No entanto, por trás desse sucesso, está uma história de superação e dedicação liderada por Uziel Barbosa, um dos cofundadores da startup.
Nascido na pequena cidade de Junqueiro, no interior de Alagoas, Uziel desde cedo conheceu o valor do trabalho duro. Aos cinco anos, já ajudava sua família no plantio de batatas. Apesar das dificuldades, Uziel encontrou nos estudos uma forma de escapar da realidade e sonhar com um futuro melhor. Foi essa paixão pela educação que o levou a sair de casa ainda jovem e se mudar para Maceió, onde enfrentou novos desafios e contou com a ajuda de parentes, pensões e até a generosidade de uma colega de escola que o acolheu em sua casa.
Durante sua jornada acadêmica, Uziel cruzou caminhos com Geraldo Neves. Enquanto Uziel vinha de uma origem humilde, Geraldo pertencia a uma família de classe média. No entanto, a notícia de que Geraldo se tornaria pai o motivou a buscar uma fonte de renda adicional para sustentar sua família. Foi assim que Uziel e Geraldo uniram forças para organizar um evento no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nesse processo, enfrentaram as dificuldades inerentes à gestão de eventos.
“Organizamos o evento porque a gente sentia uma certa necessidade de ter mais um contato com o mercado de trabalho. Na faculdade faltava um pouco disso e como tinha uma disciplina que precisávamos fazer uma iniciativa, essa foi a nossa ideia”, explica Uziel. Com o intuito de proporcionar experiências atualizadas e relevantes, o evento foi concebido como uma plataforma para encontros entre estudantes e profissionais do mercado.
Em 2011, quando a ideia começou a ser planejada, não havia soluções acessíveis para organizar eventos, como lembra Uziel: “Nessa época, a gente não conhecia nenhuma solução que facilitasse a organização de eventos. A falta de recursos financeiros também se apresentou como um obstáculo, especialmente para aspectos como a produção de materiais e a emissão de certificados para os participantes”.
Diante dessas dificuldades, os estudantes resolveram criar uma solução por conta própria. “A gente precisava de uma solução que resolvesse esses problemas e a gente não tinha. Assim, surgiu a ideia de desenvolver uma ferramenta própria para gerenciar inscrições, controlar a presença dos participantes e emitir certificados”, compartilha Uziel sobre o surgimento da Doity.
Soluções da Doity
O nome “Doity” é uma referência à expressão “do it yourself” (faça você mesmo, em inglês), e reflete a proatividade de Uziel e Geraldo em tomar as rédeas de suas próprias histórias. A startup hoje é uma das principais plataformas de gestão de eventos do Brasil, contando com uma equipe de 30 pessoas e somando mais de 16 milhões de inscrições realizadas em mais de 230 mil eventos cadastrados.
A Doity se destaca por sua plataforma completa e intuitiva, que simplifica todo o processo de organização de eventos, desde a venda de inscrições até a emissão de certificados. Com uma base de mais de 80 mil organizadores, a startup já impactou a vida de milhões de pessoas, facilitando o acesso à educação e a outros eventos importantes. Além do Brasil, já fez eventos em Portugal, Espanha, Uruguai e Chile.
A startup tem um forte foco no cliente, proporcionando um atendimento elogiado e trabalhando constantemente para melhorar a experiência do usuário. Além disso, a Doity oferece uma solução tudo em um, garantindo que o organizador não precise de outras soluções para o evento, proporcionando economia de tempo e redução de custos, além de flexibilidade e personalização para atender às necessidades específicas de cada evento.
A importância do smart money
O caminho para o sucesso de uma startup nem sempre é fácil, e para a Doity não foi diferente. A falta de experiência prévia na organização de eventos e o desconhecimento do mercado foram obstáculos significativos. Também foi difícil gerar uma forma comercial para expandir rapidamente a base de clientes, uma vez que a startup está fora dos grandes centros urbanos como São Paulo.
Apesar dos obstáculos, a startup encontrou uma parceria estratégica que impulsionou seu crescimento. Com a colaboração do investidor João Kepler, que trouxe conhecimento, acesso ao mercado e clientes para a plataforma, a Doity encontrou um impulso inicial. A chegada de Kepler trouxe não apenas investimento financeiro, mas também um valioso “smart money”, representado pelos clientes que ele trouxe para a plataforma. Grandes nomes como E-commerce Brasil tornaram-se parceiros da startup, contribuindo para sua consolidação no mercado de eventos. “Ele trouxe o melhor dinheiro, que é o dinheiro do cliente”, destaca Uziel.
Para finalizar, Uziel compartilha a pretensão de faturamento da Doity para o ano de 2024: “Esse ano a gente pretende faturar entre 5 e 7 milhões.”
Modelo de negócio
A Doity oferece uma variedade de serviços e funcionalidades que podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Para eventos gratuitos, o uso da plataforma é gratuito com algumas limitações e eventos pagos precisam pagar 10% de cada venda para a plataforma, tendo acesso a todos os benefícios da Doity.
“O evento gratuito, ele não tem acesso a tudo da plataforma. Então, algumas funcionalidades ele precisa pagar. É como se fosse um plano premium ali. O evento gratuito tem acesso até aqui só. Mas a partir daqui ele precisa pagar para ter acesso a tudo que o evento pago tem”, esclarece Uziel sobre o modelo de cobrança da Doity.
De acordo com Uziel, o valor cobrado pelo uso da plataforma pode variar dependendo de diversos fatores, como a quantidade de participantes do evento. Além disso, a Doity oferece uma série de serviços adicionais, como aplicativos personalizados para eventos e ferramentas de comunicação direta com os participantes, que podem ser adquiridos separadamente.
“Quase tudo da plataforma faz parte desse custo de 10% do evento pago. Tudo que eu falei, certificado, site, credenciamento, todas essas ferramentas fazem parte. Mas quando ele vai usar, por exemplo, o app específico para o evento, aí ele paga um valor a mais para ter aquela solução, que é uma solução opcional”, completa Uziel, que diz que para 2024, a previsão de faturamento da Doity é de R$ 7 milhões.
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