Este é o início de uma série de posts em que republico e comento brevemente alguns posts interessantes de outros blogs. Não são necessariamente sobre startups brasileiras, mas recomendo para leitura.
Should startups be global? O investidor norte-americano radicado no Brasil, Ted Rogers argumenta se as startups deveriam se preparar para serem globais, irem além do mercado brasileiro. No artigo, ele aponta alguns fatores que impactam o desempenho de quem adotar esse posicionamento.
O que motivou Ted a escrever isso foi o artigo VentureBeats top 10 tech trends of 2011 (vote for your favorite) de Dean Takahashi. A lista inclui aplicativos, Facebook, Wikileaks, mercados emergentes e outros assuntos. Aproveite para votar.
Nessa mesma linha, Erick Shonfeld publicou no TechCrunch Seven Technologies That Will Rock 2011. Fora os fenômenos relacionados a mobile, a lista inclui comentários sobre a expansão do Quora e a possibilidade de se assistir na televisão os vídeos da web.
Em português, a ResultsOn publicou o resultado de uma consulta sobre
Os maiores nomes brasileiros de negócios digitais e 2010 e o vídeo do Google sobre os termos mais procurados em 2010.
Já Eric Santos publicou no Manual da Startup Uma mensagem para as Startups brasileiras em 2011, com um vídeo de Steve Blank (ativista das lean startups). No TechTudo, Augusto Campos escreveu como vai ser a loja de aplicativos da Mozilla e o Fábio Seixas escreveu que o que determina um bom empreendedor é sua capacidade de ter uma visão adequada do mercado e um pouco de sorte.
Como nem tudo são flores, Diogo Bedran e Audrey Watters publicaram no ReadWriteWeb Brasil os maiores #fails da web em 2010 e Gustavo Chierighini publicou no Saia do Lugar 12 dicas para falir sua empresa. Não diga que não foi avisado, mas também não fique travado com medo de falhar – no Vale do Silício, há até eventos dedicados ao assunto, e tem gente se preparando para organizar um assim no Brasil!
E você? O que andou lendo? O que andou escrevendo? Manda pro Startupi!