Que tal receber um mix balanceado de frutas frescas e secas, cuidadosamente elaborado por nutricionistas, cinco dias por semana, na porta da sua casa? Para isso, seria necessário apenas se cadastrar pela internet e pagar uma mensalidade a partir de R$ 159,00. Esta é a proposta do site “Dia de Feira”, ganhador do 1° lugar da segunda edição do Startup Weekend Brasília, que encerrou ontem após três dias de intensos trabalhos e mentorias no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).
Em segundo lugar ficou o Pay me a coffee, sistema de monetização para geradores de conteúdo, em especial blogueiros, no formato de micro doações. Em terceiro, os avaliadores selecionaram o Nossa Mesa, sistema para promoção de encontros de grupo temáticos em bares e restaurantes com pessoas que não se conheciam antes. O “Melhor Pitch” foi entregue ao site “Padeco”, onde os usuários podem cadastrar seu endereço e receber pão fresco em casa, todas as manhãs.
De acordo com engenheiro de redes Luiz Sampaio, 33 anos, criador do projeto premiado, a ideia surgiu como uma forma de ajudar pessoas que não se alimentam bem por falta de tempo ou até por preguiça. “Eu sempre tive problemas com alimentação e nunca tinha frutas em casa. A partir disso, pensei como seria melhor se alguém entregasse tudo na porta de casa”, explica. “Serviços de entregas já existem, mas não há nenhum que inclua um kit selecionado por profissionais em nutrição, e esse é o diferencial do ‘Dia de Feira’.”
A equipe que desenvolveu o site é formada por nove integrantes – entre eles, publicitários, engenheiros, administradores, especialistas em marketing e, inclusive, uma nutricionista. “Uma das melhores coisas do Startup Weekend foi a oportunidade de juntar todos esses profissionais
num time, que se entrosou muito bem”, diz Luiz. Ao longo dos dois dias do evento destinados ao desenvolvimento dos projetos, o o grupo se dedicou a analisar possíveis problemas de execução, estudar formas de financiamento, contruíram um site e até conseguiram captar os primeiros clientes.
“A parte mais difícil foi pensar na logística. É cara e são necessários vários cuidados por se tratarem de produtos perecíveis”, explica Adriano Teles, 28 anos, formado em computação e agora sócio equipe. “Apenas nesses dois dias, vendemos 14 planos, conseguimos um
representante em São Paulo e até proposta de investidores”.
Saldo positivo
Os critérios utilizados pelo júri do Startup Weekend para a seleção do ganhador fundamentaram-se na solidez do modelo de negócio apresentado pelas equipes e no tanto que conseguiram executar ao longo do fim de semana. Assim explica Yury Gitahy, fundador da Aceleradora e um dos examinadores da competição. “É a sexta edição na qual faço parte da banca e a segunda específicamente em Brasília. Deu para ver claramente que a qualidade das ideias e das equipes aumentou bastante desde a vez passada”, opina. Os mentores do evento concordaram que houve uma melhora no desempenho dos participantes. “Foi impressionante como eles vieram apenas como uma ideia e, em apenas dois dias, três equipes até conseguiram clientes que pagaram pelo serviço oferecido”, destaca Felipe Matos, COO da Startup Brasil.
Segundo o organizador do evento, Roberto Mascarenhas, três times da edição passada prosperaram com suas ideias e 70% dos participantes continuaram envolvidos com startups. Igual percentual foi observado na renovação dos participantes: 70% nunca havia ido a um SW. “Quem veio nesta edição, vai divulgar para outras pessoas e assim queremos que o mercado de startups continue crescendo”, acrescenta.
Prêmio
– Jantar de comemoração no restaurante Pampulha;
– Bolsas para o Empretec do Sebrae;
– Consultoria de negócios de um dia com o Startaê;
– Ingressos para o BRAPPS;
– Bolsas para o Startup Weekend NEXT em Brasília.