Nesta sexta-feira, sábado e domingo, Kul Takanao Wadhwa, o head of business development da Wikimedia Foundation vai estar no Brasil para conversar com empreendedores locais interessados em desenvolver soluções comerciais que ajudem a ampliar o alcance, a participação e a qualidade da Wikipedia e dos demais projetos da Wikimedia Foundation. Para quem mexe ou quer mexer com crowdsourcing, colaboração e conteúdo, esta deve ser uma oportunidade diferente.
Endeavor encaminha perguntas sugeridas por leitores do Startupi
Infelizmente, não obtive acesso à agenda de Wadhwa. Entretanto, o Instituto Endeavor vai ter acesso ao executivo e a responsável de Cultura Empreendora do Instituto foi muito amigável em estender a oportunidade para que o Startupi encaminhe suas perguntas.Portanto, se você tiver alguma dúvida ou curiosidade, deixe abaixo, nos comentários, que serão encaminhados.
Como a missão dele no Brasil (e no mundo) é comercial, gostarei de saber como os comerciantes brasileiros de conteúdo podem se beneficiar de conteúdo livre, ou mesmo parcialmente protegido? Gostarei de saber como os produtores de conteúdo livre ou parcialmente protegido poderão se beneficiar dos comerciantes de conteúdo? E, por fim, mas não por ordem de prioridade: como o conteúdo livre ou parcialmente protegido (e seus usuários) poderá, em si mesmo, ser melhor ao estar envolvido em projetos comerciais?
A questão parece ser como isso pode afetar a qualidade do conteúdo praticado na Wikipedia. Wadhwa vai ajudar os empreendedores brasileiros a abrirem lojinhas com coisas da Wikipedia? Ou vai ajudá-los a ganharem dinheiro ao produzirem conteúdo para a Wikipedia? Ou vai ajudar a usar conteúdo da Wikipedia como elemento genérico em um conteúdo comercial um tanto quanto desbloqueado, de código aberto, configurável, assemblage? Teremos um novo tipo de licença para direitos autorais? A frase é clara mas não esclarecedora: ele vem para o Brasil para nos ajudar a ganharmos dinheiro ampliando o alcance do conteúdo da Wikipedia. Mas como, e para quem? Quem souber ou quiser sugerir uma forma para isso acontecer, comente este post!
Organização sem fins lucrativos incentiva produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue
A Wikipedia, um dos 10 sites mais visitados no mundo, é um dos projetos disponibilizados gratuitamente pela Wikimedia Foundation e editados colaborativamente em todo o mundo. Sediada atualmente em São Francisco, nos Estados Unidos, sua existência foi oficialmente anunciada pelo antigo presidente da Bomis e co-fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em 20 de Junho de 2003. O Instituto Wikimedia Brasil foi aprovado para se tornar um capítulo local da Fundação.
Siga Kul no Twitter.
O diretor fez parte do documentário Join Us: A Era da Colaboração. Veja no vídeo A história da Wikipedia, a maior enciclopédia do mundo.