A Veggi, que se posiciona como o primeiro delivery de produtos veganos do Brasil, acaba de levantar R$ 953 mil em oferta de crowdfunding via CapTable. Os recursos serão destinados para a ampliação do portifólio, com o lançamento de novas categorias de produtos, como itens de higiene pessoal, cosméticos e vestuário à base de vegetais, e a expansão da operação para as cidades da região metropolitana de São Paulo.
Além da expansão geográfica e de produtos, a Veggi pretende abrir novas fontes de receita, oferecendo serviços financeiros como conta digital e crédito para os estabelecimentos parceiros, marketplace B2B voltado para a venda de insumos e integrações pagas para os estabelecimentos parceiros.
A startup foi fundada em 2020 em Florianópolis pelos empreendedores Leonardo Nones, Allan Carneiro e Rafael Ferreira, e desde fevereiro faz entregas em São Paulo, onde oferece refeições livres de origem animal de cerca de 100 estabelecimentos veganos parceiros. No primeiro trimestre de 2022, foodtech teve crescimento de 70% no faturamento, impulsionado pela recente expansão para São Paulo. Em dois anos, a Veggi entregou mais de 35 mil pedidos para uma base de 6 mil clientes, registrando R$ 2 milhões em vendas e R$ 70 de tíquete médio. A receita em 2021 foi triplicada em comparação com o ano anterior.
“A maioria dos nossos clientes não são veganos, mas pessoas que querem reduzir consumo de proteína animal, seja por motivos de saúde, da causa animal ou de preocupação com meio ambiente”, diz Leonardo Nones, CEO da Veggi. De acordo com o estudo Inteligência em Pesquisa e Consultoria em 2021, 46% dos brasileiros já tiraram a carne de suas refeições, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.
Além de taxa competitiva aos restaurantes, a Veggi oferece aos entregadores taxas aproximadamente 50% maiores do que os grandes apps do mercado, em adição ao auxílio combustível e assistência para conserto de moto. Na esteira do crescimento da operação, a foodtech lançou no mês de agosto o aplicativo para Android e iOS.